1.16.2019

Para mulheres


Desde o princípio dos tempos existe uma discussão sobre o papel da mulher na sociedade, e com tudo isso, muitos direitos e espaços já foram conquistados, mas ainda há muito o que fazer. Em específico, o setor da publicidade costuma ser predominantemente comandado por homens, com representações estereotipadas das mulheres que não condizem com a realidade.

Nestes primeiros dias do ano, essa discussão sobre o papel e a função da mulher tem sido cada vez mais frequente em vários meios, e especificamente me levou a pensar em qual é o “papel” da mulher publicitária. Por isso, neste meu primeiro texto de 2019 para o Lblog, quero falar sobre alguns projetos de mulheres e especialmente para elas que buscam igualdade, respeito, oportunidades e representatividade no setor, também na forma de se comunicar.

Mas antes disso, seguem alguns dados sobre as mulheres nesse mercado:

- Apenas 6% das mulheres estão em posição de liderança nas agências;
- 90% das mulheres já foram vítimas de assédio nas agências;
- Menos de 20% das mulheres estão presentes no setor de criação das agências;
- 65% das mulheres não se sentem representadas pela propaganda brasileira, sendo que 85% delas tem o poder de compra em todos os setores da economia;
- 77,4% já tiveram que ignorar piada machista por medo de represália;
- 81,3% se sentiram julgadas por sua aparência;

Os projetos que vem a seguir são algumas ações que já são realizadas para quebrar as estatísticas citadas acima, e vale muito a pena conhecer cada uma:

O projeto mulheres (In) visíveis foi feito pela consultoria 65|10 em parceria com a Adobe, para criar um banco de imagens do Adobe Stock que traz a diversidade das mulheres brasileiras como protagonista. Entre elas, fotografias de mulheres negras, gordas, lésbicas e trans. O time de mulheres que fez o projeto virar realidade também conta com grandes nomes, entre eles Thais Fabris, fundadora da 65|10; Helen Salomão, fotógrafa; e Gabriela Viana, diretora de marketing da Adobe da América Latina.

More Grls é uma plataforma criada pelas publicitárias Camila Moletta e Laura Florence para divulgação dos trabalhos das profissionais nas áreas de publicidade, conteúdo e design. A missão da plataforma é fazer com que as agências assumam o compromisso de ter 50% das mulheres na criação até 2020.

O projeto Women in Digital possui a missão de conectar mulheres dos setores de marketing e publicidade através de eventos e conferências só para elas. A fundadora do projeto Alaina Shearer conta que apenas 4% dos ingressos destes eventos são reservados para homens, número esse que reflete a porcentagem de mulheres que ocupam cargos de CEOs nas empresas citadas pela Fortune 500 no ano de 2016.

A empresa de educação à distância especializada em comunicação destinada à mulheres, foi fundada pela empresária Amanda Costa e busca democratizar o conhecimento em comunicação e marketing digital com cursos online de comunicação, posicionamento de marca, marketing digital e vendas.

Fundada por Juliana de Faria, Maíra Liguori e Nana Lima, a Think Eva é uma consultoria para marcas e empresas que desejam falar com as mulheres de forma menos estereotipada, buscando a representatividade feminina e gerando uma conversa respeitosa, ao contrário do que vem sendo realizado de forma massiva na comunicação.

Programa criado em 2014 para ampliar a presença feminina no festival de Cannes, que contou com uma brasileira na edição de 2018. A redatora Jéssica Gomes passou por uma série de workshops, debates, imersão nos trabalhos criativos inscritos e trocas de experiências, a fim de fortalecer a presença feminina na indústria e nas premiações internacionais junto com outras 19 criativas de todo o mundo.

O Tumblr criado por Gabriela Ramalho e Nayla Alana traz fotos reais de agências ao redor do mundo onde existe apenas uma mulher ao redor de vários homens em suas equipes. Assim como as fotos, o projeto busca mostrar que o problema é real, e que precisamos de mais mulheres na comunicação.

É um projeto do Google que não tem o foco somente em comunicação, mas que tem como objetivo criar oportunidades para desenvolver o sucesso das mulheres ao redor do mundo.

A mulher, seja na publicidade ou fora, tem o direito de ser o que ela quiser, e não apenas definida por um papel. Seja ela mãe, profissional, dona de casa, os três juntos ou os três separados. A mulher é a protagonista de sua história. Conhecer, participar e incentivar projetos como os citados neste artigo fortalecem a nossa rede para que a nossa voz seja ouvida.

Bom 2019 para todos!


NAYARA Queiroz
Atendimento e Planejamento na Lb Comunica,
Entusiasta da cultura pop e fã de gatos, também ama
conhecer hambúrgueres e cervejas artesanais


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