1.30.2019

A evolução da propaganda




As propagandas são fundamentais para a comunicação de uma marca com seu público-alvo. A influência que ela atinge através dos canais de comunicação sempre foi importante para fortalecer a imagem da empresa, mas os anúncios nem sempre tiveram o mesmo tom que nós vemos hoje em dia. Foi necessário se adequar conforme o comportamento do consumidor e a tecnologia acabou se fortalecendo no dia a dia das pessoas. Novos desafios surgiram com os anos e, para conseguir se comunicar com todos os públicos, foram fundamentais algumas adaptações nos formatos para todos os veículos e canais.
A comunicação está mais dinâmica atualmente, as pessoas estão mais exigentes quanto ao conteúdo que será consumido e necessitam sempre de uma posição rápida e atual das empresas, onde podem decidir o que querem e quando querem ver. Sendo assim, as propagandas precisam ser desenvolvidas para chamarem atenção de seu público-alvo mostrando a qualidade da marca e de seus serviços.

No início da criação das veiculações, muitas delas eram compostas de textos e imagens grandes, além do corpo inteiro de pessoas.


Já no começo do século 20 é possível notar que os anúncios estavam mudando a sua forma de comunicação utilizando mais imagens, e o texto se transformara em slogan, onde desempenhava um papel importante.

Durante toda a história, a propaganda foi utilizada diversas vezes para reforçar ideologias dos países e afirmar valores de grupos que estavam no poder. Nessa época, o mundo passava por conflitos políticos e muitos dos anúncios foram criados para fortalecer o contexto em que a sociedade se encontrava.
O século 20 também foi marcado pela luta das mulheres, onde procuravam obter mais espaço e liberdade, porém as propagandas não mostravam o real esforço. Na realidade, iam contra toda a batalha que estava se iniciando. A publicidade reforçava os valores das famílias, no qual o papel da mulher deveria ser apenas dona de casa. Além disso, as campanhas começaram a sexualizar a imagem da mulher como apelo publicitário.



A partir dos anos 60, as principais agências de publicidade do mercado começaram a ditar as regras do mercado. Conhecida como a Era de Ouro da publicidade, os anúncios introduziram uma comunicação mais jovem e um maior senso de criatividade.
Nos tempos atuais, a publicidade precisa tomar mais cuidado com a linguagem que usa com seus consumidores, uma vez que a sociedade luta por igualdade em todos os aspectos. As empresas precisaram adaptar suas diretrizes para não ter um discurso preconceituoso, como também se adequar a serem mais “descolados” nas redes sociais, criando uma identidade mais próxima ao seu público-alvo, aquele qual procura marcas com ideias mais atuais e parecidas com a realidade da sociedade.
As companhias precisaram amoldar a linguagem usada. Antigamente as propagandas eram estáticas. Agora, a melhor forma de captar a atenção dos consumidores é com campanhas dinâmicas, onde os vídeos fazem mais sucesso que uma simples imagem. As mídias digitais também chegaram para ditar uma nova época de comunicação e as instituições precisam estar sempre atualizadas, pois as novidades surgem com mais rapidez e se tornam ultrapassadas com a mesma velocidade.



BRENDA Luppi
Atendimento e Planejamento na Lb Comunica,
Escolheu a profissão porque gosta do clima descontraído de agências, da vivência com as pessoas e por ter um desafio novo a cada dia.














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