Quando é hora de atualizar
a identidade visual do seu negócio?
O logotipo é o primeiro contato que o seu possível cliente
tem com a sua marca. Seu papel principal é transmitir de modo estratégico formas
e desenhos que remontem o segmento do seu negócio gerando uma identidade a
marca.
É comum que no início da empresa o desenvolvimento do
logotipo não seja o seu foco principal e talvez o mesmo tenha sido escolhido
primordialmente por suas características simpáticas e funcionais.
Agora, com seu negócio consolidado, talvez seja hora de
repensar sua identidade, transmitindo de fato a confiança e a expertise que sua
marca ou produto possui.
Quando é a hora de atualizar a identidade da sua empresa e
quais benefícios isso trará a mesma?
Listamos abaixo alguns itens que tem como objetivo te fazer
refletir se de fato o seu logotipo tem cumprido sua missão de impactar e
comunicar de forma eficaz a essência de sua empresa.
1) Seu logotipo transmite com clareza o serviço ou
segmento de sua empresa? Pergunte a um terceiro a imagem que o seu logo
transmite. Se de cara o logo não apresentar em sua composição o serviço que sua
empresa vende. Repense em torna-lo mais familiar e característico ao seu
produto como uma jogada estratégica.
3) Marca forte x Fidelidade. Assim como as empresas e
seus serviços evoluem, os conceitos de design gráfico também evoluem a fim de
estar sempre por dentro das tendências criativas do mercado. Estas, quando
corretamente aplicadas, transmite uma sensação de empresa moderna e antenada
com as tendências do mercado.
Para um impacto correto e eficaz, é importante que a
identidade visual da sua marca esteja sempre atualizada. Para isso, procure
sempre se informar sobre as tendências atuais de design e é claro, conte sempre
com um bom profissional da área para auxiliá-lo nesta jornada.
5) Atualizar sem perder a essência. É importante
preservar a história, valores e cultura organizacionais da sua empresa. Ao
atualizar uma marca, verifique quais valores são importantes de se manter.
Existem empresas com uma marca tão forte que não vale a pena mudar totalmente,
mas sim apenas atualizar seus conceitos se modernizando conforme o mercado.
Assim não será uma marca completamente nova, mas que o público olhe para ela e
perceba que é a mesma empresa, porém com uma cara atualizada.
A necessidade é sempre o fator principal na hora de
atualizar uma marca ou não. Os motivos mais comuns para uma atualização são fusão
ou aquisição de outra empresa, atualização de logo ultrapassado que não
comunica mais os segmentos atuais, novos públicos, novos mercados ou novos
produtos.
DIEGO Perez Criação na Lb Comunica, Formado em Design Gráfico, é desenhista e ilustrador desde sempre! Fã de games, gosta de gatos e seus estilos de músicas favoritos são heavy metal e hardcore. |