2.06.2019

Ano novo, marca nova?



Quando é hora de atualizar a identidade visual do seu negócio?

O logotipo é o primeiro contato que o seu possível cliente tem com a sua marca. Seu papel principal é transmitir de modo estratégico formas e desenhos que remontem o segmento do seu negócio gerando uma identidade a marca.
É comum que no início da empresa o desenvolvimento do logotipo não seja o seu foco principal e talvez o mesmo tenha sido escolhido primordialmente por suas características simpáticas e funcionais.

Agora, com seu negócio consolidado, talvez seja hora de repensar sua identidade, transmitindo de fato a confiança e a expertise que sua marca ou produto possui.

Quando é a hora de atualizar a identidade da sua empresa e quais benefícios isso trará a mesma?

Listamos abaixo alguns itens que tem como objetivo te fazer refletir se de fato o seu logotipo tem cumprido sua missão de impactar e comunicar de forma eficaz a essência de sua empresa.

1) Seu logotipo transmite com clareza o serviço ou segmento de sua empresa? Pergunte a um terceiro a imagem que o seu logo transmite. Se de cara o logo não apresentar em sua composição o serviço que sua empresa vende. Repense em torna-lo mais familiar e característico ao seu produto como uma jogada estratégica.




 2) Seu segmento de serviço é o mesmo desde a fundação da empresa? É comum com o avanço do mercado que algumas empresas se adaptem e até mudem o foco de seus produtos a fim de buscar novos públicos. É importante que sua marca também acompanhe estas mudanças a fim de expressar aos seus clientes o segmento atual da empresa.

3) Marca forte x Fidelidade. Assim como as empresas e seus serviços evoluem, os conceitos de design gráfico também evoluem a fim de estar sempre por dentro das tendências criativas do mercado. Estas, quando corretamente aplicadas, transmite uma sensação de empresa moderna e antenada com as tendências do mercado.
Para um impacto correto e eficaz, é importante que a identidade visual da sua marca esteja sempre atualizada. Para isso, procure sempre se informar sobre as tendências atuais de design e é claro, conte sempre com um bom profissional da área para auxiliá-lo nesta jornada.


 4) Atualize de tempos em tempos. Não há um limite de tempo para atualizar a marca da sua empresa, porém reflita dentro de um período de 5 anos como as coisas evoluem: Computadores, sites, smartphones, carros. Estas evoluções também acarretam mudanças de comportamentos. Observe se o seu logo acompanha essas tendências e se comunica de forma eficaz com este público.

5) Atualizar sem perder a essência. É importante preservar a história, valores e cultura organizacionais da sua empresa. Ao atualizar uma marca, verifique quais valores são importantes de se manter. Existem empresas com uma marca tão forte que não vale a pena mudar totalmente, mas sim apenas atualizar seus conceitos se modernizando conforme o mercado. Assim não será uma marca completamente nova, mas que o público olhe para ela e perceba que é a mesma empresa, porém com uma cara atualizada.

A necessidade é sempre o fator principal na hora de atualizar uma marca ou não. Os motivos mais comuns para uma atualização são fusão ou aquisição de outra empresa, atualização de logo ultrapassado que não comunica mais os segmentos atuais, novos públicos, novos mercados ou novos produtos.



DIEGO Perez
Criação na Lb Comunica,
Formado em Design Gráfico, é desenhista e ilustrador desde sempre!
Fã de games, gosta de gatos e seus estilos de músicas
favoritos são heavy metal e hardcore.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...