A vida de um assessor de imprensa não é fácil,
principalmente quando as atividades dele são ativas, ou seja, ele precisa ir
atrás dos veículos de comunicação para colocar o seu cliente em evidência.
Nesses casos, um entrave pode ser a falta de aprovação do cliente em
determinada pauta ou simplesmente não ter pautas para trabalhar. A pergunta que
fica é: O que fazer nestes casos? Aí entra a criatividade e persistência do
assessor. O segredo é não desanimar diante das circunstâncias.
Uma saída interessante, embora não seja possível sempre, é
oferecer o seu cliente para os jornalistas como fonte, apresentando as
qualidades dele e que podem ser úteis para as reportagens. Por exemplo, procure
temas que o seu cliente goste de tratar. Pegue esse assunto, pesquise se algum
jornalista já abordou ou ainda vai abordar e ofereça o seu cliente como fonte
para a matéria que o veículo esteja realizando. Se o repórter já divulgou o
conteúdo, procure alternativas para apresentar a questão de outra maneira.
Nessa situação é essencial ter paciência, pesquisar
bastante, seguir seu feeling, saber com quem irá falar, entender pelo menos um
pouco do assunto, conhecer bem o cliente, não ter medo de arriscar, estar
disposto a ouvir um “não” e ter em mente que nem todos os jornalistas vão
responder os seus e-mails, mensagens ou telefonemas. Mas também é fundamental
se motivar diariamente, porque a qualquer momento algum jornalista pode gostar
da sua sugestão.
Encerro dizendo que a principal ferramenta do assessor de
imprensa é a motivação. Ele, todos os dias, precisa acordar e falar consigo
mesmo: “Vamos, anime-se. Hoje vai ser melhor do que ontem. Tenha coragem.
Persista”. É necessário que este profissional se incentive a todo instante. Nem
sempre é fácil, mas é possível.