2.13.2019

O que fazer quando o cliente não sugere ou não responde às pautas?


A vida de um assessor de imprensa não é fácil, principalmente quando as atividades dele são ativas, ou seja, ele precisa ir atrás dos veículos de comunicação para colocar o seu cliente em evidência. Nesses casos, um entrave pode ser a falta de aprovação do cliente em determinada pauta ou simplesmente não ter pautas para trabalhar. A pergunta que fica é: O que fazer nestes casos? Aí entra a criatividade e persistência do assessor. O segredo é não desanimar diante das circunstâncias.
Uma saída interessante, embora não seja possível sempre, é oferecer o seu cliente para os jornalistas como fonte, apresentando as qualidades dele e que podem ser úteis para as reportagens. Por exemplo, procure temas que o seu cliente goste de tratar. Pegue esse assunto, pesquise se algum jornalista já abordou ou ainda vai abordar e ofereça o seu cliente como fonte para a matéria que o veículo esteja realizando. Se o repórter já divulgou o conteúdo, procure alternativas para apresentar a questão de outra maneira.
Nessa situação é essencial ter paciência, pesquisar bastante, seguir seu feeling, saber com quem irá falar, entender pelo menos um pouco do assunto, conhecer bem o cliente, não ter medo de arriscar, estar disposto a ouvir um “não” e ter em mente que nem todos os jornalistas vão responder os seus e-mails, mensagens ou telefonemas. Mas também é fundamental se motivar diariamente, porque a qualquer momento algum jornalista pode gostar da sua sugestão.
Encerro dizendo que a principal ferramenta do assessor de imprensa é a motivação. Ele, todos os dias, precisa acordar e falar consigo mesmo: “Vamos, anime-se. Hoje vai ser melhor do que ontem. Tenha coragem. Persista”. É necessário que este profissional se incentive a todo instante. Nem sempre é fácil, mas é possível.


DIOGO Cardoso
Redação e Assessoria de Imprensa na Lb Comunica,
Jornalista pela UNIP, gosta de jogar e assistir futebol, passear com a família,
rir, viajar, e ver filmes. Preza por uma vida tranquila e de fé.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...