7.24.2019

É hora de dizer adeus ao número de likes





Em uma sociedade na qual se resume muita coisa em números, ir no caminho contrário é realmente polêmico. Há quem diga que foi jogada de marketing, outros que foi uma ideia pelo bem-estar social, mas a verdade é que o Instagram realmente cumpriu o que prometeu tempos atrás e tirou a contagem numeral de curtidas das fotos do seu feed. Não é mais possível ver quantas pessoas curtiram a foto de uma conta que você segue, mas nas suas fotos você continua tendo essa informação.

A ação causou muitos comentários nessa semana. Dentre tantos, é possível destacar duas frentes: aqueles que acham mesmo que o Instagram está tentando ajudar a diminuir os danos que a comparação desenfreada de quantidade de likes está despertando nas pessoas que, hoje, não se veem mais sem a ferramenta, e aqueles que acreditam que tudo não passou de uma jogada de marketing bem pensada para atrair ainda mais o público.

Verdade seja dita, de ambas as maneiras, a ideia da plataforma foi muito bem pensada e atraiu olhares até daqueles que não são fãs das redes sociais. Analisando pelo teor de bem-estar nas redes sociais pela diminuição de comparação com grandes contas e “rivais” virtuais ou por atrair olhares para o Instagram e fazer ele bombar ainda mais (afinal, é assim que aplicativos sobrevivem em um mundo capitalista).

Há também uma terceira frente que minimiza a ação e garante que ela está tentando defender aqueles que são considerados minorias. Mas você se engana se acredita que eles estão felizes com isso. Porém, essa frente não deve ganhar voz. Até porque a liberdade de ser é o que importa mesmo no momento.

A verdade é que chegou o momento de se importar menos com o número do amiguinho e se interessar mais por aquilo que realmente deveria ser valorizado: o conteúdo. Em tempos que tudo vira notícia, em que a liberdade de expressão ganha um novo significado, vale você seguir e “dar like” naquilo que realmente te interessa.


LETÍCIA Rizzo
Assistente de Redação na Lb Comunica,
Amante de bons livros e viagens apaixonantes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...