Imagine um lugar vazio. Sem cor, placa, adesivo, escrita, imagem. Sem propaganda. Imagine lojas e empresas sem identificação ou divulgação. Muita gente ainda não tem noção do que um publicitário faz e as diversas áreas em que pode atuar com essa profissão. Ao ingressar na faculdade, sempre tem aquele parente que pergunta o que um publicitário pode fazer e, ao responder que ele pode fazer até mesmo os comerciais que tanto passam na TV, os familiares sempre respondem: “Que legal! Você vai aparecer na televisão”. Isso quando não pensam que publicitário só faz panfleto.
Tudo o que foi dito no início do texto representa um lugar, visualmente falando, sem publicidade e propaganda. Só seria possível fazer uma propaganda verbal, “boca a boca”, todos os dias. E qual graça teria? Nenhuma. As artes produzidas pelos designers colorem as cidades e dão identidade para muitas empresas. Propaganda vem de propagar novas ideias, causar um share of mind no consumidor, dessa forma fazer ele identificar a marca com facilidade. O que seria do Mc Donald’s se não fosse uma equipe de comunicação? Ninguém conseguiria associar o vermelho, amarelo e o M curvado à marca.
É necessário a publicidade e propagada para tudo. As empresas precisam de uma identidade visual e o publicitário que opta pela área de criação pode executar essa tarefa. Além disso, as empresas, desde sua fundação, precisam estar antenadas perante o mercado em que atuam e sempre realizar ações para se igualar ou se sobressair em relação à concorrência. Para isso, o profissional de planejamento tem o dever de estudar o mercado que o cliente está inserido e desenvolver novas estratégias de comunicação. E se as coisas ainda assim derem errado, o profissional da área de pesquisa tem que intervir e descobrir o que está acontecendo, aplicando pesquisas direcionadas para o público do cliente.
Sabe aquele produto que você viu na televisão? A propaganda também está no meio disso. Desde a criação da embalagem, texto dos comerciais, tática de mídia. Ah, falando nisso, os profissionais de mídia também são responsáveis por colocar os produtos das empresas em vários veículos, como televisão, rádio, revista, jornal e etc. São muitas áreas para uma profissão só.
Um lugar muito rico em propaganda e comunicação no geral é a Times Square, em Nova York, nos Estado Unidos. Não dá para imaginar ela sem os painéis de LED, divulgando as marcas, e sem as fachadas gritantes dos estabelecimentos por conta de suas cores. O mais bacana é que, com o avanço da tecnologia, a propaganda também tem ganhado vários formatos no Brasil. Até nos relógios de rua, aplicativos, sites, vídeos têm propaganda atualmente. Para tudo dá-se um jeito de incluir essa profissão. Comece a reparar ao seu redor e me diga: essa é ou não é a profissão do futuro?