7.03.2019

Deu ruim! O que pode dar errado nas campanhas de marketing?


O objetivo de uma campanha de marketing ou publicidade é sempre beneficiar uma marca ou produto, seja para o alcance de novos públicos, alavancar as vendas ou apresentar novidades.

O problema é que uma campanha ruim pode trazer danos irreparáveis para a imagem da empresa, assim como impactar seu lucro. Confira abaixo alguns erros básicos para se evitar:

1. Não conhecer seu público-alvo e persona

Antes de iniciar, é preciso definir seu target. Em algumas situações, pode até parecer que a campanha atinge a todos, mas tentar abraçar o mundo é um grande erro. Sem definições de público é impossível atingi-los com sucesso.

Clique aqui para entender um pouco mais sobre público-alvo e persona.

2. Não se importar com o tom e o conteúdo das peças publicitárias

Ser pouco cuidadoso com o conteúdo visual e escrito pode levar a campanha para um lado totalmente oposto do desejado. Analise a possibilidade de margem para interpretação errada e, se for tratar de questões sensíveis e polêmicas, escolha uma abordagem que não seja ofensiva para nenhum público.

3. Não analisar as métricas

Sem as métricas não é possível saber como está o desempenho da campanha. Dentre muitas delas, podemos destacar o ROI como uma das mais importantes. Ele nada mais é do que o retorno sobre o investimento, ou seja, mostra quanto você ganhou ou perdeu para cada real que gastou.

4. Não prestar atenção em seus concorrentes

Podemos aprender com nossos erros, mas também tirar algum ensinamento dos cometidos por outros. Pesquisar o mercado, analisar e acompanhar as ações do mesmo setor são maneiras de medir o próprio trabalho. Isso está longe de ser uma cópia. É importante ficar antenado para definir o posicionamento de seu negócio.



KAROLINA Barros
Criação na Lb Comunica, 
Curte ouvir variados estilos de música e adora podcasts




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...