3.13.2019

Público-alvo e Persona são a mesma coisa?



O sucesso de uma campanha de marketing se dá pela análise e definição de métricas e fatores determinantes. Um dos pontos essenciais é definir qual público deseja atingir, analisando pessoas que tem mais afinidade com o seu negócio ou produto.

Quando a concorrência era baixa e os meios de comunicação limitados, resumindo-se à televisão e rádio, bastava entender alguns detalhes do público como sexo, idade, classe social e localização para encontrar seu nicho de mercado.

Porém, com o passar dos anos, desdobramentos do marketing e nascimento do marketing digital não eram mais suficientes. Com isso, nasceu o conceito de Persona. Para definir esse termo não basta apenas os aspectos socioeconômicos e demográficos, é necessário criar uma representação semifictícia de um consumidor padrão do seu negócio, ou seja, uma versão mais detalhada e ideal do seu público-alvo.

Entretanto, elaborar uma persona não pode ser baseado em achismos, apesar de ser um recorte semifictício de um perfil de clientes. Trata-se de uma pesquisa de características subjetivas, tais como: sonhos e desejos, dificuldades do cotidiano, desafios, hobbies, quais mídias consome, lugares que gosta de frequentar, etc.

Confira abaixo um exemplo traçado de persona:


Tendo em mente essas definições, é fácil entender a diferença entre os dois conceitos e notar que ambos são importantes para diferentes etapas do marketing. Enquanto o público-alvo fornece informações gerais de um potencial grupo consumidor, a persona detalha este perfil visando fidelizar e tornar o atendimento mais humanizado.

KAROLINA Barros
Criação na Lb Comunica,
Curte ouvir variados estilos de música e adora podcasts



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