4.03.2019

Ascensão dos aplicativos de delivery on-line




Com a criação e a evolução de smartphones, atualmente contamos com diversos aplicativos que auxiliam no nosso cotidiano. As categorias são diversas, e eles são direcionados aos mais variados públicos, desde os mais jovens aos mais experientes. Há aplicativos de educação, saúde, exercícios físicos e mentais, jogos, leitura, redes sociais, entre outros. Existe até aplicativo para lembrar de beber água.

Entretanto, uma dessas categorias tem viralizado de uns tempos para cá, a de delivery on-line. Aplicativos como iFood, Rappi, UberEats e Glovo são bem conhecidos, garantiram seu espaço no mercado e não param de crescer.

Além do conforto de oferecer acesso fácil às opções e entregar o pedido escolhido onde o cliente estiver, os aplicativos têm parceria com alguns restaurantes, viabilizando descontos para os usuários e tornando o uso desses apps muito econômico.

Uma pesquisa do iFood junto ao IBOPE, feita em 2016, levantou que no Brasil 56% dos seus usuários realizam um pedido pelo menos uma vez por semana, e atualmente o ritmo de faturamento no número de pedidos via aplicativos de delivery é de R$ 1 bilhão a cada ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).

Os dados comprovam a ascensão dessa categoria, e para auxiliar nessa caminhada as startups responsáveis pelos aplicativos vêm realizando diversas ações com os públicos, tanto para atrair mais clientes, quanto para incentivar os seus usuários.

Na disputa por espaço, as marcas tiveram que inovar para poder alcançar suas metas. No Carnaval de rua deste ano, em São Paulo, o iFood inaugurou a Casa iFood, um local que serviu de ponto de encontro entre os blocos, mas também trouxe experiências inéditas para quem marcou presença. Além de ter acesso a banheiros, lounge para descanso, espaço para carregar celular e wi-fi disponível, a Casa contou com ativações envolvendo uma programação de pocket shows, sorteio de pochetes-cooler, uma piscina de batata frita e serviços de conveniência à disposição. Eles distribuíram viseiras e pochetes que continham tatuagens temporárias com frases clichês e memes.

O Rappi é uma plataforma de delivery que tem categorias de entrega: comida, bebidas, supermercado, farmácia 24h, entregas e “qualquer coisa”, segundo o aplicativo. Ele tem feito parcerias com marcas dos diferentes ramos que atuam nas categorias do app, e recentemente realizou ações no mundo do esporte e da música. Um entregador foi ao gramado para levar a bola do jogo ao juiz, na final da Copa São Paulo Júnior no início deste ano. Vendedores do estádio, gandulas e os quatro mil torcedores presentes utilizavam bonés da marca. No mundo musical, um entregador aparece no clipe Bola Rebola da cantora Anitta, que tem participação de J. Balvin, MC Zaac e Troplkillaz. E, em março, a marca realizou uma ação em parceria com restaurantes credenciados e as atléticas de algumas faculdades da cidade de São Paulo. A ação teve cinco dias de duração, e em cada dia levava uma comida de um restaurante diferente por um preço bem mais barato do que o tabelado. A compra era realizada pelo RappiPay, uma e-wallet que permite transferências de dinheiro dentro do aplicativo.

Todas essas ações recentes mostram como as marcas têm conversado com seu público de forma interativa e tangível. Além da propaganda de seus serviços, elas trazem experiências para os usuários entrarem em contato com a marca de uma maneira única e positiva, e também auxilia na mudança do cenário mercadológico de entregas e de delivery on-line.



GABRIELA Gonçalves
Estagiária em Atendimento na LB Comunica

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