7.17.2019

Os incríveis anos 80 da publicidade


Como não se lembrar dos anos 80? A década do auge da publicidade na televisão, momento em que as agências de propaganda criaram os comerciais mais marcantes e que são lembrados até hoje pelo público.

Nos anos 80, as emissoras de TV recebiam uma grande fatia das verbas de publicidade e as agências de propaganda ainda eram, na sua maioria, de capital nacional.

A criatividade tinha que ser o diferencial, pois os recursos técnicos das produtoras e das agências eram escassos na época. As animações e as músicas precisavam ter uma qualidade absurda. Podemos citar diversos cases de sucesso da época, que são lembrados até hoje pelos seus slogans, garotos propagandas, jingles e prêmios, até no Festival de Cannes. Isso mostra o quanto a publicidade dos anos 80 ficou marcada no cenário nacional e até mesmo no mundial. Na época, o Brasil era reconhecido como um dos países com os comerciais mais criativos do mundo.

Quem não se lembra do Garoto Bombril, interpretado por Carlos Moreno, que até hoje é chamado para comerciais por conta desse personagem? Recentemente, ele fez o comercial do Serasa Experian, no qual pegam o gancho da época em que ele era o Garoto Bombril e que fez a “limpeza do nome” das pessoas que estavam endividadas. 


Um comercial marcado pelo seu jingle e que é lembrado e cantado até hoje é o do Big Mac, do McDonald’s, o famoso “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim” (aposto que você leu cantando). Essa música, com certeza, é um dos maiores sucessos aqui no Brasil, utilizada até hoje para o comercial do produto.


Agora, como não lembrar de uma das propagandas que nos anos 80 teve uma grande repercussão, considerada uma das mais famosas criações da publicidade brasileira? O comercial da Valisere ficou marcado pelo slogan “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”. A propaganda foi produzida em 1987 e criada por um dos maiores profissionais da área, Washington Olivetto. A frase, por ser tão impactante, deixou a publicidade para entrar no linguajar nacional. Assim, foi utilizada para falar de romance, ação, aventura e esporte. As pessoas até hoje usam o bordão “o primeiro a gente nunca esquece”, ou seja, acabou se tornando parte da cultura popular.

O comercial foi premiado com um Leão de Ouro no Festival de Cannes. Com isso, podemos notar a importância que ele teve para a publicidade brasileira, que teve seu trabalho exposto para o mundo. 


Poderia citar mais outros dez comerciais que foram sucesso, mas com esses três cases já dá para notar como a década de 80 foi importante para a publicidade. Talvez, a época mais criativa e que mais alavancou as marcas, as quais, a grande maioria, hoje são líderes de mercado e pioneiras nos segmentos que atuam aqui no Brasil. Isso tudo por causa de comerciais marcantes e criativos que até hoje são lembrados.


GUILHERME Boleiz
Criação na Lb Comunica,
Fanático pelo Palmeiras e viciado em cinema, a academia é minha segunda casa.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...