2.28.2014

A destruição continua!

E mais uma vez estamos aqui para mostrar um pouquinho dos dotes artísticos e criativos de nossa equipe. Como todos sabem, o nosso “Destrua este diário” já está ficando um tanto quanto riscado, rasgado, cortado, mal-acabado! Esse é isso mesmo que queremos! Uhuuuuul!

Se você acompanha a nossa saga em busca da destruição total do diário, dê uma espiada em mais alguns capítulos:
Espaço para comentários negativos!, por Adriana Gordon



Faça um movimento brusco, destrutivo, imprevisível com o diário., por Guilherme Azevedo


Registre o passar do tempo., por Marcelo Rodrigues


Costure esta página, por Gustavo Horta

Cole uma foto sua da qual você não gosta. Desfigure., por Nelson Colas


Esta página é um letreiro. O que você quer que ele exiba?, por Felipe Sandre


Pendure o diário num local público. Peça para outras pessoas desenharem aqui., por Paulo Matos Jr

2.26.2014

Media training no esporte

Com o maior envolvimento das mídias nas competições esportivas, sua diversidade de canais e formatos de linguagem, além da exposição cada vez maior dos atletas-celebridades, se faz necessário um planejamento de comunicação bem elaborado para sua audiência.

Com base nessa premissa, surgiu a necessidade da criação de uma plataforma que ajudasse os profissionais deste segmento a conseguirem se expressar e transmitir a mensagem certa para seus fãs e torcedores. É nesse contexto que entra o media training.

Mas o que é isso? Na explicação mais simplória do termo, media training é uma espécie de treinamento feito por assessores de imprensa aos empresários, artistas, atletas e profissionais em geral.
Pensando na esfera do futebol, esse recurso ainda é novo se compararmos com o mundo empresarial. Porém, grandes clubes já se preocupam com essa questão.

Jogadores, técnicos e dirigentes são porta-vozes dos clubes que defendem e, já que o clube de futebol é visto como uma empresa hoje em dia, o mesmo precisa ser bem representando pelos seus “funcionários”, seja dentro das quatro linhas ou mesmo na hora de dar uma entrevista.

O maior exemplo que podemos destacar é do Neymar Jr., que, apesar da pouca idade, já carrega um peso enorme sobre o que faz dentro e, principalmente, fora das quatro linhas.


Cada declaração que o jogador dá, é amplamente divulgada. Além disso, o uso correto das palavras, bem como a forma de encarar as entrevistas e indagações da mídia, são totalmente estudadas.

A grande sacada é que essa ferramenta de auxílio a estes profissionais acaba por gerar um produto de maior qualidade para ambos os envolvidos (imprensa X atleta). E claro que o lado comercial se faz presente. Uma emissora como a Rede Globo quer conteúdo de qualidade para seus telespectadores, oferecendo uma reportagem/matéria atraente para o público final.

Dessa forma, a reportagem, entrevista ou mesmo coletiva de imprensa é feita de forma profissional, direta e com uma linguagem de acordo com a mídia utilizada. E, por consequência, a resposta do jogador também segue uma linha coerente, fugindo daquela famosa frase que estamos cansados de ouvir: “É, corremos muito. Valeu o esforço da rapaziada... o importante foi conquistar os três pontos”.

Dessa maneira evita-se desastres na comunicação e preserva-se a imagem do atleta e do próprio time, que cada vez mais se preocupa com a comunicação e relacionamento com seus stakeholders.


FELIPE Sandre
Atendimento e Planejamento na LB Comunica,
peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover

2.24.2014

A compra do ano!

Não é de hoje que empresas de tecnologia compram outras por valores milionários. Querem exemplos? A Motorola comprada pela Lenovo e a Nokia pela Microsoft, que juntas somam US$ 10,09 bilhões. Muita grana, não?

No último dia 19, os dígitos milionários do mundo da tecnologia surpreenderam com mais uma transação. Dessa vez foi entre o Facebook e a modinha do momento, o WhatsApp.

O valor da compra foi estimado em US$ 19 bilhões. Os números são tão altos, mas tão altos, que, se o Facebook quisesse, poderia bancar integralmente a Copa do Mundo aqui no Brasil.

Todos nós sabemos que o Facebook é a rede social mais popular da atualidade, ultrapassando um bilhão de usuários. Ainda assim, o WhatsApp não vem deixando nada a desejar, já que soma mais de 450 milhões de usuários ativos, e tudo isso com apenas três anos de existência!

O WhatsApp está em todos os sistemas operacionais: iOS, Windows Phone, BlackBerry, Symbian e na linha Asha, da Nokia. Sendo assim, claro que o Facebook não poderia perder a oportunidade de ter esse fenômeno como aliado. Olhem só o crescimento assustador que o aplicativo teve em relação ao crescimento do Facebook:


E como o consumidor fica nessa história?

Assim que foi divulgada a compra nos sites de tecnologia, os burburinhos sobre a aquisição começaram. Os fãs e consumidores do WhatsApp já estão se questionando como será daqui pra frente.

Uma coisa podemos dizer: a inclusão de publicidades no mensageiro já é uma certeza.

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, e Brian Acton, cofundador do WhatsApp, garantem que nada irá mudar e que o Whats continuará a atuar de maneira independente, cobrando os irrisórios US$ 1 por ano.
Bom, agora é só aguardar as novidades que essa junção nos proporcionará! ;)

SUZANE Almeida
Recepcionista da LB Comunica, estudante de comunicação,
aspirante a blogueira de moda e personal stylist

2.21.2014

Fica, vai ter bolo!

É dia de festa! Uhuuuuul! Especialmente antecipada nesse mês, nossa comemoração dos aniversariantes de fevereiro foi realizada ontem e contou com muita conversa e, claro, rango de qualidade!

Para homenagear nossos queridos amigos Grazi e Gustavo, o banquete teve aquela colorida salada, como de praxe, e também um almoço com cara de domingão em família: macarrão com frango e batata. “Eita nóis!”

E já que o verão ainda não deu uma trégua, nada melhor do que um bolo de chocolate, com sorvete também de chocolate! É muuuuito chocolate, caras!




Grazi e Gustavo, toda a equipe LB deseja a vocês muita saúde, paz, que suas vidas sejam repletas de realizações e que todos os seus planos se concretizem! Contem conosco para o que der e vier! Parabéééns!

2.19.2014

O poder dos virais na internet


Você já deve ter entrado um dia no seu Facebook e percebido a quantidade de assuntos semelhantes que as pessoas andavam comentando, postando e compartilhando. Aí você se pergunta: “o que é isso que todos estão falando?”.

Esses vídeos, ou virais como são conhecidos, geralmente acontecem de forma não proposital, uma empresa, artista ou até mesmo uma pessoa comum lança algo na internet e de repente, do dia para a noite todos estão comentando, espalhando e até mesmo copiando com as famosas paródias. Vocês se lembram do “Para nossa alegria” e do Harlem Shake?

Esses são exemplos de dois virais que estouraram na internet em 2012 e todos faziam vídeos imitando.

O que acontece sem querer na maior parte das vezes, também pode acontecer intencionalmente, como foi o caso da propaganda dos pôneis malditos da marca de automóveis Nissan, em 2011, que foi estruturada já com a intenção de chamar atenção. Talvez nem a própria Nissan fizesse ideia de que teria uma repercussão tão acima do esperado. Quando acontece isso no mundo corporativo pode-se considerar um sucesso, já que significa que a estratégia realizada foi bem sucedida e a marca ou produto passou a se tornar conhecida por conta de um simples, mas não tão fácil, viral.

Com isso, separei algum dos últimos virais que fizeram a cabeça da galera do ano passado para cá, e se você perdeu algum ou não entendeu, eu explico logo abaixo para vocês cada um deles. Harlem Shake É ridículo, mas é incontrolável. O “Harlem Shake” fez sucesso mundial quando alguns amigos decidiram fazer um vídeo da música em dois estágios, um mais light onde apenas uma pessoa dança enquanto várias ficam no fundo fingindo que nada está acontecendo e na metade da música, quando ela fica mais agitada, todos aparecem dançando e fazendo movimentos com conotações sexuais ou até mesmo fantasiados. Quem fez ou conhece alguém que participou da brincadeira? Abaixo o vídeo que a LB fez na época:

Harlem Shake
É ridículo, mas é incontrolável. O “Harlem Shake” fez sucesso mundial quando alguns amigos decidiram fazer um vídeo da música em dois estágios, um mais light onde apenas uma pessoa dança enquanto várias ficam no fundo fingindo que nada está acontecendo e na metade da música, quando ela fica mais agitada, todos aparecem dançando e fazendo movimentos com conotações sexuais ou até mesmo fantasiados. Quem fez ou conhece alguém que participou da brincadeira? Abaixo o vídeo que a LB fez na época:



Anitta – Show das Poderosas
PRE-PA-RA! Se 2013 pertenceu a algum artista brasileiro este foi à novata Anitta, que logo no começo do ano lançou o vídeo da música Show das Poderosas que se tornou popular por conta de sua coreografia e do refrão chiclete. O vídeo, até o fechamento deste post, se encontrava em 74.249.928 exibições no Youtube e permitiu que Anitta fosse reconhecida nacionalmente e até internacionalmente. Atualmente, a cantora gravou o 1º DVD e está em Portugal divulgando seu CD.



Rei do Camarote
Quem aqui não usou em alguma conversa com os amigos o termo “Agregando valor ao camarote”? Pois bem, o Rei do Camarote foi um grande viral no ano passado, logo depois que a revista Veja lançou um vídeo sobre o rei do camarote Alexander de Almeida, que gastava por noite na balada até 70 mil reais. Todos acharam que era pegadinha, mas não, ele existe! E tá por aí até hoje agregando valor.



Miley Cyrus – Wrecking Ball
Já falei dela aqui e talvez vocês possam até achar que eu gosto muito dela (o que é verdade!), mas ela se encaixa perfeitamente no tema. Miley chocou o mundo com o lançamento do seu vídeo “Wrecking Ball” em que aparece nua, lambendo martelos e causando horrores. Encaixa-se perfeitamente no viral proposital, pois em entrevista ela chegou a dizer que era estratégia de marketing para vender. Desde então diversas pessoas postaram vídeos de paródias imitando Miley na bola de concreto do clipe e as redes sociais estão até hoje cheias de montagens de diversas pessoas andando sentadas na bola ou até mesmo lambendo o famoso martelo. O vídeo está beirando os 545 milhões de exibições.



Chloe - Disneyland Surprise
O simples vídeo da garotinha que recebe a notícia sobre um passeio na Disney acabou virando um dos maiores virais do ano. Assim que Chloe, a caçula, julga a atitude da irmã que começa a chorar desesperadamente com a notícia, o viral estava feito. O vídeo tem mais de cinco milhões de acessos e até hoje meu Facebook está cheio de rostos da Chloe e ganhou até fã page humorística com quase 500 mil seguidores: https://www.facebook.com/cchorosa.com.br



Valesca Popozuda - Beijinho no Ombro
Esse vídeo é mais uma aposta de viral do que qualquer outra coisa! O vídeo foi lançado há pouco mais de um mês e está com mais de sete milhões de visualizações e traz a hilária Valesca cantando sua nova música com uma coreografia bafônica em um castelo, sentada ao lado de um tigre branco e “divando” na cara das inimigas. Claro que depois do vídeo diversas paródias começaram a surgir e está a ponto de se tornar um super viral com sua letra um tanto quanto memorável.



Beyoncé – Partition
“Partition”, que faz parte do novo cd de Beyoncé, acabou sendo o single do álbum depois de ter se tornado viral na internet sem nenhuma divulgação, simplesmente fãs e grupos de danças do mundo inteiro começaram a criar coreografias para a música e divulgar na internet, a coisa se espalhou de tal forma que Beyoncé teve de se render à oportunidade e lançar a música como próximo single. Abaixo um dos vídeos da música que bombou:



Alguém ainda tem dúvida do poder que possui os virais? Prometo fazer uma segunda edição da matéria assim que tiver alguns novos resultados. Até mais!

RAFAEL Freitas
Estagiário de atendimento e planejamento da LB Comunica, estudante de Marketing,
antenado em tudo o que rola de novo no mundo da música e apaixonado por séries

2.17.2014

O negócio é estabelecer rapport

Aposto que você já estabeleceu rapport um montão de vezes, nas mais diversas situações e nem sequer percebeu. Duvida?

Quando o assunto é relacionamento, comunicação e sintonia, não pode faltar rapport. Essa técnica é um dos pilares da PNL (Programação Neurolinguística) que, por sua vez, é “um manual de instruções do cérebro humano” como definiu um de seus criadores, Richard Bandler. 

Praticar rapport nada mais é do que estabelecer uma sintonia com a pessoa, uma conexão. Vamos exemplificar: quando você fala com uma criança, normalmente muda o tom de voz, a maneira de falar e às vezes até se abaixa para ficar na mesma altura dela, certo? Ou quando você acabou de conhecer uma pessoa, mas já se tornou íntimo e sente como se a conhecesse há anos? A explicação é simples: você acaba de estabelecer rapport.


Além de muito curiosa, essa técnica pode (e deve) ser utilizada também no universo profissional. Em vendas, o rapport ajuda, e muito, nas negociações, pois além de gerar empatia com o cliente, facilita a descoberta de suas reais necessidades e, por fim, a concretização do negócio. 

No ramo de treinamentos, capta com maior facilidade a atenção do público. Para os líderes de equipes, facilita as relações com os subordinados criando laços mais saudáveis, entre muitos outros exemplos de universos em que o rapport pode ser aplicado para auxiliar nas relações e negociações corporativas e pessoais.

E a pergunta que não quer calar é: mas como fazer isso?

Existem inúmeras formas. Você pode, por exemplo, adequar o seu tom de voz, timbre e a velocidade da sua fala com a da pessoa com quem está dialogando, a forma como respira (alinhando a velocidade da respiração), a postura corporal, os gestos, as expressões faciais, os movimentos das mãos e dos pés e por aí vai... Só não vale brincar de imitar a pessoa, viu?! A chave aqui é buscar sempre uma harmonia verbal e não-verbal para estabelecer o rapport e então alcançar essa sintonia e uma relação mais harmoniosa.

Segundo Anthony Robbins (escritor e palestrante que popularizou a PNL), "Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida."

Achou legal? Então pratique bastante e adote o rapport no seu dia a dia! E para aqueles que se interessaram e querem se aprofundar no tema, segue abaixo algumas dicas de livros que abordam esse assunto:

Livro: A Estrutura da Magia - Um Livro Sobre Linguagem e Terapia / Autor: Richard Bandler
Livro: O Poder da PNL / Autor: Martin Claret 
Livro: Programação Neurolinguística Para Leigos / Autores: Romilla Ready e Kate Burton 
Livro: Desperte seu Gigante Interior / Autor: Anthony Robbins 
Livro: Poder Sem Limites - O Caminho do Sucesso Pessoal pela Programação Neurolingüística  / Autor: Anthony Robbins 

BIANCA Franzini
Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola
de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros

2.14.2014

Pilotando um Job

Job. É basicamente qualquer coisa que alguém tenha que executar para um cliente em uma agência de propaganda, comunicação e etc.

Existem alguns tipos de jobs: aqueles que são super divertidos de fazer (são bem raros), aqueles que nós fazemos porque temos que fazer (a maior parte deles), entre outros. Mas o que realmente faz diferença no job, assim como em qualquer outro trabalho, é o amor que você dedica a ele. Então, hoje, em comemoração ao dia de São Valentim, eu  decidi ilustrar a maneira como um job é executado dentro desse universo esquisito que é o departamento de criação de uma agência, e declarar meu amor pela criação, pela propaganda e por todos os jobs não tão legais assim que pagam o meu salário e os dos meus amiguinhos criativos. =]


Ingredientes
Miolos de um Redator
Miolos de um Diretor de Arte
Canetas, lápis e coisas para riscar
Superfície para rabiscar, escrever, etc
Pelo menos um bom computador (ou seja, um iMac)
Pizza a gosto

Tempo de preparo
Pode variar, dependendo da procedência dos miolos da dupla.

Modo de preparo
Bata bastante os miolos do Redator e do Diretor de Arte. E bata em um ritmo crescente até começar a sair conteúdo. Depois disso, pode manter a intensidade ou continuar acelerando, mas deixe sair bastante conteúdo desses miolos.

Separe o conteúdo interessante e criativo. O restante você pode jogar fora.

Deixe os miolos da dupla descansarem. Adicione pizza a eles.

Misture os miolos ao conteúdo criativo e interessante e mexa. Mexa bastante, até você sentir que formou algo que você sente orgulho de ter feito.

Adicione os miolos do Diretor de Arte e o conteúdo refinado ao computador (que será um iMac. Trocar este ingrediente não é uma opção).

MARCELO Rodrigues
Assistente de criação na LB Comunica
e apaixonado por games, HQs, filmes e seriados