2.26.2014

Media training no esporte

Com o maior envolvimento das mídias nas competições esportivas, sua diversidade de canais e formatos de linguagem, além da exposição cada vez maior dos atletas-celebridades, se faz necessário um planejamento de comunicação bem elaborado para sua audiência.

Com base nessa premissa, surgiu a necessidade da criação de uma plataforma que ajudasse os profissionais deste segmento a conseguirem se expressar e transmitir a mensagem certa para seus fãs e torcedores. É nesse contexto que entra o media training.

Mas o que é isso? Na explicação mais simplória do termo, media training é uma espécie de treinamento feito por assessores de imprensa aos empresários, artistas, atletas e profissionais em geral.
Pensando na esfera do futebol, esse recurso ainda é novo se compararmos com o mundo empresarial. Porém, grandes clubes já se preocupam com essa questão.

Jogadores, técnicos e dirigentes são porta-vozes dos clubes que defendem e, já que o clube de futebol é visto como uma empresa hoje em dia, o mesmo precisa ser bem representando pelos seus “funcionários”, seja dentro das quatro linhas ou mesmo na hora de dar uma entrevista.

O maior exemplo que podemos destacar é do Neymar Jr., que, apesar da pouca idade, já carrega um peso enorme sobre o que faz dentro e, principalmente, fora das quatro linhas.


Cada declaração que o jogador dá, é amplamente divulgada. Além disso, o uso correto das palavras, bem como a forma de encarar as entrevistas e indagações da mídia, são totalmente estudadas.

A grande sacada é que essa ferramenta de auxílio a estes profissionais acaba por gerar um produto de maior qualidade para ambos os envolvidos (imprensa X atleta). E claro que o lado comercial se faz presente. Uma emissora como a Rede Globo quer conteúdo de qualidade para seus telespectadores, oferecendo uma reportagem/matéria atraente para o público final.

Dessa forma, a reportagem, entrevista ou mesmo coletiva de imprensa é feita de forma profissional, direta e com uma linguagem de acordo com a mídia utilizada. E, por consequência, a resposta do jogador também segue uma linha coerente, fugindo daquela famosa frase que estamos cansados de ouvir: “É, corremos muito. Valeu o esforço da rapaziada... o importante foi conquistar os três pontos”.

Dessa maneira evita-se desastres na comunicação e preserva-se a imagem do atleta e do próprio time, que cada vez mais se preocupa com a comunicação e relacionamento com seus stakeholders.


FELIPE Sandre
Atendimento e Planejamento na LB Comunica,
peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover

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