2.07.2014

Os clubes de futebol e a comunicação moderna

A comunicação, seja em qualquer atividade realizada, é o principal instrumento de integração, relação e desenvolvimento entre as pessoas. Hoje em dia, esse tema ganhou mais importância ainda devido às inúmeras plataformas de interação que as pessoas podem utilizar para se comunicar entre si.

Na esfera esportiva não é diferente. Não é de hoje que os clubes de futebol estão investindo em diferentes formas de contato com seu público-alvo, a fim de maximizar os lucros e fidelizar os torcedores. 
Um clube de futebol que não entender que a comunicação precisa ser direcionada, exclusiva e ter a linguagem correta para seu torcedor (cliente), está fadado ao fracasso.


Aproveitando a tendência das redes sociais e da necessidade de transmitir um conteúdo seguro e verídico aos seus adeptos, alguns clubes brasileiros desenvolveram seu próprio canal de TV para tentar uma aproximação diferenciada com os torcedores, com o objetivo de sempre mantê-los informados sobre a rotina do time e suas atividades.

O último clube grande da capital paulista, que faltava entrar nessa lista era o Palmeiras. Agora não falta mais. No dia 30 de janeiro, o Palmeiras lançou a TV Palmeiras.  Com objetivo de veicular informações sobre o clube, entrevistas exclusivas e bastidores do elenco, o Palmeiras lançou seu novo canal de interação com seus torcedores no YouTube.

























O anúncio foi feito estampando o logo da TV Palmeiras no espaço de patrocinador master, na camisa alvi-verde, nos jogos contra o Penapolense e no clássico diante do São Paulo, pelo campeonato Paulista 2014.
É nítido que o marketing esportivo ainda tem um caminho muito longo para se aproximar do que os clubes europeus, por exemplo, já fazem. Estes desenvolveram uma plataforma muito ampla de geração de receitas, o que resulta em melhores condições de cotas de patrocínios, vendas de produtos oficiais, participação do sócio torcedor, etc.

Entretanto, os clubes brasileiros estão mais atentos a esse novo formato de gerenciamento clubístico, percebendo que a comunicação e marketing precisam andar de mãos dadas ao departamento de futebol, caso contrário, o clube ficará no passado e não acompanhará o sucesso e crescimento deste mercado cada vez mais competitivo.

FELIPE Sandre
Mídias Sociais na LB Comunica,
peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover

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