10.10.2014

Advergame: o pulo do gato publicitário

Antes de embarcarmos no universo dos games, que tal começarmos com uma rápida definição de “advergame” apenas para nos situarmos? Segundo a agência digital especializada em desenvolvimento de softwares interativos, com foco em advergames (GameBlox Interactive), advergame nada mais é do que uma “estratégia de marketing que faz uso de entretenimento interativo para apresentar marcas, produtos ou pontos de vista”.


Agora sim. Segundo Johan Huizinga, autor do livro Homo ludens, o jogo (ou o game, se preferir) como elemento da cultura, “uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana”.  Trazendo um pouquinho mais para nossas referências cotidianas,   quem aqui se recorda de alguns marcos na história dos jogos como Space Invaders, Pac-Man, Donkey Kong e, é claro, Super Mario Bros? Inesquecíveis, não? Pois é, e foi pensando em todo esse envolvimento e interação com o jogador que o mercado publicitário passou a observar esse cenário com bons olhos.
Do tabuleiro ao digital, qualquer que seja o modelo de jogo, o elemento lúdico sempre se faz presente e é o principal responsável por envolver as pessoas neste universo. O jogo, quando bem desenvolvido, gera ânimo e instiga os jogadores a derrotarem seus rivais em uma competição ou estimula que o participante supere seus próprios recordes.

Atualmente, muitas marcas já compraram essa ideia e apostam nos advergames como uma estratégia que possibilita novas experiências a um público cada vez mais seletivo, por meio da interação e, claro, do divertimento. O fato é que, a todo o momento, estamos sendo impactados por alguma propaganda ou menção de alguma marca, seja por uma estratégia de assessoria de imprensa ou por um anúncio numa mídia tradicional como rádio ou TV, por exemplo, (e não me entendam mal, como publicitária que sou, acho isso incrível!). Porém, devido a essa saturação, a atenção do público se torna cada vez mais fragmentada. É aí que entram os advergames, atrelando a mensagem da marca no universo do jogo, onde o público está com todos os sentidos e atenção direcionados a essa atividade. Bingo! Não é à toa que, atualmente, o advergame já é visto como a mídia capaz de proporcionar a maior imersão com uma determinada marca. Ponto para aqueles que já abriram os olhos para essa tendência e estão investindo em mais essa estratégia de marketing.

Abaixo, confiram alguns exemplos de advergames:

ChromeFastBall – Advergame do Google criado para testar a velocidade dos internautas em relação a algumas ferramentas como twitter, google maps, entre outros.

 
Sextris – Advergame criado pela Olla para Campanha do Dia do Sexo


Em busca do sucesso profissional – Advergame da Universidade Salvador - UNIFACS criado para divulgar os cursos de pós-graduação


Gorilão da Bola Azul – Advergame criado para o Porta dos Fundos – grupo humorístico que faz sucesso no Youtube



E pra quem quer saber mais sobre a história dos games, seguem aqui duas recomendações de livros sobre o tema:

GULARTE, Daniel. Jogos eletrônicos: 50 anos de interação e diversão. Teresópolis, RJ: Novas Idéias, 2010. 190p.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. 243 p.

Good luck! =)

BIANCA Franzini
Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola
de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros

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