5.26.2015

Uma palavra vale mil imagens



O que é uma pessoa estranha para você? Qual é o poder que uma palavra pode ter?

Assisti a um vídeo que me deixou totalmente estarrecida. Nele, crianças brincando em um parquinho eram facilmente atraídas por um total estranho e saíam de lá de mãos dadas com ele, por livre e espontânea vontade, sem nem olhar para trás, para suas mães.


Tratava-se de uma reportagem sobre a segurança das crianças. O repórter começava perguntando às mães se elas orientavam seus filhos a não falar com estranhos. Todas responderam afirmativamente. Ao serem indagadas se elas iriam embora com um estranho, a grande maioria disse que não, que seus filhos viriam falar com elas.

Surpresa total: todas as crianças abordadas saíram alegremente com o rapaz. Simpático, jovem, com boa apresentação, ele segurava um fofo filhote de cachorro. Chegava perto dos pequenos e mostrava o cachorrinho, perguntava se queriam adivinhar o nome do animal, dizia um nome bem engraçado. No final, falava que ele tinha muitos outros filhotes e perguntava se a criança queria ir com ele para vê-los. Um após o outro deu a mão ao repórter e foi saindo do parquinho, sob o olhar de pavor das mães.

A facilidade com que o pesquisador convenceu cada um foi impressionante. O que será que as crianças entenderam por “estranho”, quando seus pais lhes explicaram para não dar atenção, nem falar com um “estranho”? Teriam imaginado um ser com perna de pau, olho de vidro, cara de mau, vestido em farrapos, cara suja? Naquele cenário, o resultado de compreensão de “estranho” para “desconhecido” foi de zero. Nenhuma entendeu a mensagem. Não houve comunicação.

Se uma imagem vale por mil palavras, como se diz, uma palavra também pode valer por mil imagens. A escolha de cada é o que difere uma grande obra de um simples relato, mas também tem imenso impacto em nossas vidas, em nosso dia-a-dia. Por isso, comunicar é uma arte! 


ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...