6.19.2019

Uma boa comunicação no ambiente de trabalho é indispensável para o sucesso


Como se ouve por aí: a comunicação é uma arte. E realmente é mesmo. Uma palavra colocada do jeito errado pode trazer muito desconforto. Além disso, o diálogo é uma das necessárias competências para todas as pessoas, principalmente no mundo corporativo.

Com o avanço tecnológico, amplia-se a importância do domínio da comunicação no ambiente profissional, seja na parte escrita ou oral. A exigência atualmente no mercado de trabalho é enorme. Sendo assim, o profissional necessita aperfeiçoar a sua comunicação, sendo claro, conciso e direto. Hoje, os aplicativos de trocas de mensagens estão em alta na comunicação interna das empresas. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de escrever, pois as interpretações na escrita são diversas. Se tiver alguma dúvida, é melhor mandar a mensagem em áudio, pois o entendimento fica mais evidente.

Quanto mais envolvidos e bem informados os trabalhadores estiverem, mais empenhados e felizes eles estarão para realizar as suas atividades.

Os funcionários não devem ter medo de expor suas ideias, apenas precisam estar vigilantes no momento de se expressar, de maneira que sejam compreendidos.

Uma pesquisa realizada por alguns institutos revela que 76% de 300 grandes empresas, definem a comunicação no ambiente de trabalho como o principal motivo de fracasso de diversas atividades propostas.

Muitas empresas ainda não realizam o processo de comunicação. Alguns estudos apontam que este tipo de problema está em pequenos erros de administração na implantação da comunicação. Por exemplo, no excesso de informação; na falta de envolvimento e participação das pessoas; nas falhas de comunicação; na desmotivação e desânimo dos colaboradores; no pouco trabalho em equipe; na dificuldade de personalizar mensagens para os diferentes níveis de funcionários; etc.

Para encerrar: uma adequada comunicação no local de trabalho contribui para criar um bom clima organizacional e evita que informações sejam disseminadas de forma inapropriada.




DIOGO Cardoso
Redação e Assessoria de Imprensa na Lb Comunica,
Jornalista pela UNIP, gosta de jogar e assistir futebol, passear com a família,
rir, viajar, e ver filmes. Preza por uma vida tranquila e de fé.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...