8.07.2019

A balança emocional


O quesito “emocional” na gestão de carreira não é importante somente para nós, profissionais de comunicação, mas para todas as áreas em geral.

Mas como comunicadora, que vive nessa rotina maluca das agências, pergunto: como eu, que lido com prazos, cobranças, alterações e todas as emoções possíveis no dia a dia, consigo manter um emocional saudável? E por que ele tem que ser saudável?

Vamos lá, invertendo a ordem começamos respondendo à segunda pergunta: ele tem que ser saudável pela questão óbvia de que você não deve se deixar ficar doente por conta de trabalho, você precisa ser a sua prioridade! Não adianta nada você produzir de maneira insana e estar exausto, irritado, chateado, etc, porque uma hora seu corpo vai parar. Lembro de uma época em que caí na ilusão do “deixa comigo” e estava fazendo mil coisas ao mesmo tempo, e meu corpo foi parando aos poucos sem que eu percebesse. Primeiro veio a falta de memória, depois o consumo excessivo de café, os choros sem motivos, etc. E por que eu estava fazendo tudo isso? Tentando dar conta de coisas que obviamente eu não podia? E claramente, por estar tão exausta não fiz o meu melhor trabalho, sendo que simplesmente eu devia ter sido sincera comigo mesmo e pedido ajuda. 

A grande verdade é: talvez você nem tenha tempo para ler este texto até o final, mas se tiver espero que você olhe mais para você, não somente em momentos difíceis, comece agora. 

Nós não somos super-heróis, e se até eles têm suas fraquezas, quem sou eu para querer dar conta de tudo? A área de comunicação é uma loucura, todos estão sempre ligados no 220V, você precisa dar conta de todos os projetos, da demanda diária, de ter networking, da sua vida pessoal, de estar antenado e ainda precisa ter uma mente criativa para produzir mais. Mas como fazer tudo isso se você não olha com carinho para a peça mais importante de tudo, que é você?

Não é fácil implementar esse autocuidado, mas você precisa pelo menos tentar. Ao atender a toda essa demanda, esquecemos que cuidar da nossa saúde é essencial. Então o que eu quero dizer é: pare de vez em quando. Respire, peça ajuda. Tenha um tempo seu para fazer aquilo que você gosta, leia um livro, respire ar puro, conte até cinco. Pode ter certeza que esses momentos de relaxamento farão total diferença no seu dia a dia, na sua saúde e até mesmo na sua produtividade.

NAYARA Queiroz
Atendimento e Planejamento na Lb Comunica,
Entusiasta da cultura pop e fã de gatos, também ama
conhecer hambúrgueres e cervejas artesanais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...