8.16.2013

O que te faz feliz? Bolo!



Além de ser o último dia útil da semana, o dia mais alegre e o mais badalado, a querida sexta-feira traz uma alegria especial para os colaboradores da agência: é dia de bolo!

Graças ao RH, temos uma profissional que quando se arrisca na cozinha desperta o sorriso de todo mundo. Nossa querida Dalva, o nome não é para menos, já que ela é uma estrela, faz deliciosos bolos quentinhos e macios no fim do expediente. O cardápio? É variado. Bolo de cenoura, laranja, chocolate e fubá são os mais pedidos!

Veja o filme da galera devorando  um delicioso bolo de cenoura com calda de chocolate!


8.14.2013

O jeito “Pleonasmo” de ser...

É muito comum ouvirmos por aí algumas redundâncias dentro de algumas expressões. Apesar do nome feio, pleonasmo nada mais é do que a repetição de um termo já expresso em uma oração. O que acontece é que as pessoas falam, outras escutam e acabam reproduzindo a mesma expressão de forma errônea, pois não param para pensar no que estão falando.

Vejamos alguns exemplos de pleonasmos encontrados nas expressões das mais diversas áreas de uma agência. Um bom exemplo relacionado à área de marketing  é: “O lançamento do novo produto será em...”. Mas se é lançamento é porque o produto é novo, não? Então, cabe a quem fala excluir a palavra “novo”.  Outra expressão bastante utilizada nas áreas de Criação é “vou criar uma nova ideia”. Se vai criar, com certeza será algo novo, certo?

Para os designers e arte finalistas, o famoso “acabamento final” é um grande pesadelo – literalmente. A própria palavra acabamento já implica que está chegando ao fim, então não é necessário colocar o “final” depois da palavra acabamento apenas para afirmar que o acabamento do projeto está no final.

Não só na área de atendimento, mas em diversas outras áreas, sofremos com o “adiar para depois”. Oras bolas, se estamos adiando já fica claro que estamos deixando certa tarefa para depois.

Outro dia, escutei uma que me deixou intrigada: “24 horas úteis”. O que quer dizer exatamente 24 horas úteis? As horas não são dias para serem úteis. Como se pode medir 24 horas úteis? O que se pode dizer é que o atendimento será dado no prazo de 24 horas, por exemplo, ou no prazo de dois dias dentro do horário comercial, o que engloba um horário específico no qual a maioria das empresas e comércio realiza suas atividades.

Esses foram alguns exemplos de expressões redundantes que encontramos em nosso dia-a-dia, por isso é importante ficar atento e ouvir antes de falar uma dessas pérolas. Usar uma expressão há anos não significa que ela esteja correta apenas porque todo mundo diz assim.

A partir de agora, fique atento para não cometer mais redundâncias de hoje em diante (rsrsrsrsrs).


MICHELLE Segantini
Redatora e assessora de imprensa na LB Comunica,
apaixonada por gatos e mais uma no bando de loucos

8.12.2013

Sorria mais!

A pergunta que não quer calar: é possível sorrir todos os dias no trabalho? Digamos que a resposta não venha de imediato, mas com certeza nos questionamos todos os dias sobre isso. E ainda mais, esta é uma pergunta batida nas reuniões de RH das mais variadas empresas e segmentos, embora o enfoque seja um pouquinho diferente: é possível motivar os meus colaboradores todos os dias?

Mas espera aí... o que esse blog, que fala especificamente sobre comunicação, redação, publicidade, tem a ver com tudo isso? Só tudo, amigos!

A brincadeira começa bem lá atrás. No momento da contratação de um novo funcionário, além de todas as questões burocráticas – e não menos importantes, como salário, benefícios, registro, etc – inicia-se também o processo de identificação entre colaborador e empresa. Aqui a gente põe em prática o velho jargão “a primeira impressão é a que fica”.

Para quem diz a remuneração é sempre o mais importante, ou que não dá a mínima para o ambiente de trabalho se o seu salário tiver X casas decimais, pode estar cometendo um grande engano. Dinheiro não é tudo quando o assunto é motivação. É aí que entra a nossa querida comunicação.

Aquela simbólica lembrancinha no dia do advogado, engenheiro, farmacêutico, que você encontra em sua mesa, faz toda a diferença. Um simples e-mail de boas-vindas ou aniversário demonstra o reconhecimento ao profissional e isso reflete diretamente em como ele “vende” a empresa em que trabalha para seus amigos familiares. Podemos dizer que ele se torna uma espécie de “embaixador da marca”.

Um exemplo claro pode ser encontrado nas ruas caóticas e cheias de trânsito de São Paulo: você já se deparou com um cidadão vestindo verde fluorescente e entregando aquele jornal gratuito nos faróis e cruzamentos da cidade? É sempre legal ter notícias fresquinhas e de graça, não é? Mas você já reparou que eles estão sempre muito bem-humorados? Rindo à toa, fazendo piadas e descontraindo um pouco que seja o seu dia? Perceba também que essa maneira de agir interfere diretamente em como você cria uma imagem da empresa/marca para qual ele trabalha? Pode até ser que você não goste do tipo de informação fornecida pelo jornal, ou que já assine outro periódico, mas vai lá pegar um exemplar e ouvir um grande “obrigado” sorridente do rapaz vestindo o verde brilhante. Pense um pouco: se ele fosse um grosseirão e mal-humorado (no estilo Spoleto, versão Porta dos Fundos), você se daria ao trabalho de pegar o jornal?
A partir daí entramos em um círculo vicioso, que resulta diretamente nos resultados financeiros da empresa. Pensamos:


Não é mágico? Obviamente que não seremos cartesianos ao ponto de afirmar que essa fórmula, se aplicada corretamente, trará resultados imediatos. A gente sabe que é uma questão cultural, que demanda tempo e esforço dos envolvidos, principalmente da liderança. Mas não podemos negar que influencia diretamente nos resultados da empresa.

Então, pense duas (mil) vezes antes de afirmar que a comunicação é só gasto e que não traz benefícios algum. Se pensada estrategicamente e operacionalizada corretamente, contribui, e muito, com o sucesso do negócio!
GUILHERME Azevedo
Atendimento e planejamento da LB Comunica,
violonista de 7 cordas, sambista e palmeirense

8.09.2013

"Papai, o que é TV aberta?" – O YouTube, filhinho.


YouTube Space. A coisa mais bacana que o Google desenvolveu desde, hum, vejamos, o próprio Google. YouTube Space é um complexo gigante de produção audiovisual onde qualquer pessoa que produza ou queira produzir conteúdo para a nossa querida biblioteca de vídeos pode fazer uso de equipamentos e instalações de última geração sem pagar nada! Incrível, não é? No momento só podemos encontrar esse serviço em três lugares do mundo: Los Angeles, Tóquio e Londres. Se você puder ir até um desses pontos irá receber todo suporte necessário para sua produção, a única coisa que eles não oferecem é financiamento. Você pode ter mais informações clicando aqui. Agora, o quão magnífico isso é de fato? Depende de cada um, mas vou compartilhar com vocês o quão legal isso é para mim!

A capacidade de um usuário comum do site criar conteúdo notório e de alta qualidade está sendo testemunhada há um tempo. Em nosso país temos um grande exemplo recente disso, o pessoal do Porta dos Fundos, nada mais é do que um grupo de amigos que se juntaram para gravar uns vídeos engraçados. Hoje eles são celebridades que o país inteiro adora, as grandes emissoras de TV correm atrás deles porque querem exibir seus lindos rostinhos preciosos em seus programas e, assim, o canal vai recebendo mais visitas que muito site .XXX por ai.

Eu me lembro de como conheci o YouTube, um colega do colégio me mostrou um vídeo hilário ao maior estilo videocassetadas do Faustão. A partir daí, procuramos diversos outros vídeos para rir. Mais tarde, comecei a tocar violão sozinho, o que foi difícil, mas para minha surpresa havia aulas de violão e guitarra no site, eu poderia ditar o ritmo que me fosse mais confortável, dentro da minha casa e no horário que minha rotina adolescente melhor suportasse. Ou seja, eu sempre tive ciência que o site oferecia muito mais que entretenimento, mas quando eu descobri que poderia assistir aulas de universidades renomadas como Harvard, Oxford, Yale e até do MIT, aí eu resolvi de vez fixar o YouTube nos meus favoritos.

O nosso querido braço de vídeos do Google tem seu próprio canal voltado exclusivamente para conteúdos educacionais, é o YouTube EDU, onde podemos encontrar diversas aulas disponibilizadas por algumas das instituições citadas acima e outras mais.  Mais de 100 universidades e centros de ensino fornecem conteúdo para esse canal, você entra na aula junto com a turma que a assistiu presencialmente, acompanha suas dúvidas e seu desenvolvimento. “Ah, mas eu não sei falar banana em inglês!”, pois é alguém pensou nessa possibilidade e existem canais onde você obtém acesso ao conteúdo dessas mesmas instituições renomadas de ensino com legendas em português, e português verde amarelo mesmo! O portal Veduca é o que eu mais acesso. Nele você pode acompanhar cursos completos, palestras e debates de grandes nomes da educação global.


O que me traz de volta à produção desse conteúdo todo. A qualidade é de nível profissional! A ferramenta está disponível e é admirável a forma como o público vem utilizando, desde compartilhar cursos e bate-papos enriquecedores de grandes universidades até dicas de culinária, aulas de guitarra e realizações de sonhos geek como ver uma luta live action entre Batman e Wolverine (confira o canal Bat In The Sun, caro amigo nerd!).

Encontramos curtas, longa metragens, web series, shows de artistas renomados e de iniciantes, a indústria somos nós, e ainda recebemos suporte.

Hoje em dia até aquela boa novelinha das oito pode ser acompanhada online. Se você, noveleiro de plantão, começa um curso ou faculdade e perde o fio da meada, pode acompanhar tudo online nos horários que lhe forem mais cômodos. A pergunta agora é: quando as grandes emissoras de TV irão tomar coragem de colocar seus preciosos programas em um canal oficial no YouTube para descobrir quais deles as pessoas só assistem por terem o hábito de ligar seus televisores naquela hora do dia ou porque o dono da padaria não se preocupa em trocar de canal depois que o telejornal da manhã acaba?

Os telespectadores são produtores agora, fazem parte de um júri bem informado e capacitado para separar o joio do trigo, no que diz respeito ao conteúdo que nossas emissoras produzem e determinam ser adequados para nós nos horários que elas julgam mais apropriados, e com ferramentas tão poderosas nas mãos como o YouTube, e incentivos tão inspiradores quanto a iniciativa do YouTube Space. Podemos ter certeza de que cada vez mais teremos conteúdos de qualidade em uma infinidade de temas e cada vez mais teremos o direito de escolher o que ver e quando ver.

O termo TV aberta pode até ter sido adequado para designar canais gratuitos com conteúdos variados disponíveis em dados horários no passado, mas hoje em dia ele faz mais sentido do que nunca se o utilizarmos para designar uma infinidade de canais com conteúdos variados que você pode conferir da maneira que lhe for mais agradável, na ocasião que lhe parecer mais agradável. E, se estiver faltando algo que você quer ver, é só ir lá e produzir. =]

MARCELO Rodrigues
Assistente de criação na LB Comunica
e apaixonado por games, HQs, filmes e seriados

8.07.2013

Quer ser compreendido? Escreva fácil, escreva para o seu público!


Muita gente se espanta quando não é compreendido. Mas o fato é que, se o destinatário não entendeu a mensagem, a falha é de quem a emitiu. Às vezes, escrever de uma forma clara e fácil é muito mais difícil do que escrever de forma rebuscada, repleta de termos técnicos ou com uma redação que exige mais de uma leitura para ser entendida.
Uma das diretrizes que eu adoto é ter um olhar especial para o público-alvo que se quer atingir. Muitas profissões têm jargões e alguns profissionais se esquecem de deixá-los de lado quando falam com o leigo. Se uma mãe leva o filho ao pediatra, a última coisa que ela quer saber é sobre a erudição do médico. Ela já confia nele se o procurou e está em busca de uma solução. Assim, neste momento, é muito mais eficaz dizer que a criança tem falta de ar antes de dar eventual tratamento do que falar que ela apresenta dispneia. Se preferir, diga os dois, mas não apenas o termo técnico.
O mesmo ocorre com diversas outras profissões. No caso dos profissionais do direito, por exemplo, é comum ouvir expressões que chegam a assustar os clientes, como inversão do ônus da prova (situação em que a obrigação de provar passa para a outra parte do processo) ou desconsideração da personalidade jurídica (o fato de deixar de ver a empresa como uma pessoa jurídica para ter acesso aos bens dos sócios, das pessoas físicas responsáveis pela empresa, eventualmente para quitar suas dívidas). Assim, por que não substituir o termo “rol”, tão comum para os advogados, por “lista” e “no caso em tela” por “no caso em questão”?
Minha sugestão: o uso de jargões é excelente e torna mais rápida e fácil a comunicação com os colegas de profissão, mas evite-os quando realmente quiser ser entendido por quem não é do seu ramo.


ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

8.05.2013

Xô Preguiça!

Para quem não sabe, hoje é o Dia Nacional da Saúde (momento Solange Frazão, não?).

Em meio ao trânsito caótico, estresses cotidianos e rotina da pesada, qual é a melhor solução para manter o corpo saudável e as atividades físicas em dia? A LB Comunica sabe bem como começar a semana esbanjando energia para finalizar jobs e iniciar novos projetos!



Pois é, o exercício matinal auxilia na ativação do cérebro, evita riscos de lesão e deixa o corpo mais jovem. Além disso, começar o dia liberando as energias é uma ótima opção para dar aquela acordada, sem precisar do bom e velho café!



Boa semana a todos! =)

8.02.2013

Para os comunicadores, atualização é lei!

Quando o assunto é mercado de trabalho para os profissionais de comunicação, não há como fugir de cursos, workshops, palestras, seminários, comitês e por aí vai... E, para aqueles que estão ingressando neste mercado agora, atenção: estudar e se manter atualizado não é diferencial, é obrigação. Como dizem por aí “está no pacote”.
Mas também sabemos que, com os milhões de jobs, aprovações, deadlines, trânsito caótico, metrô lotado, chuva e vários outros fatores que compõem a vida dos publicitários e marqueteiros de plantão, fica difícil se dedicar ao trabalho, estar 100% a par do que está rolando na internet e nas tendências de mercado, manter o happy hour pelo menos às sextas-feiras para garantir o network e ainda ter tempo, disposição e dinheirinho guardado para investir nos famosos  cursos de atualização, férias e extensão acadêmica, certo?
Então, para facilitar a rotina e manter as economias a salvo, selecionamos algumas opções que se adequam às reais possibilidades e caem muito bem no currículo:
Palestras gratuitas: Impacta
Cursos gratuitos online: FGV Online
Encontros, workshops e oficinas gratuitas: Senac
Cursos de extensão gratuitos: UNIP
Também é comum encontrar palestras gratuitas em grandes universidades de comunicação nos meses de fevereiro e julho para divulgar os cursos oferecidos na instituição, que também podem ser uma boa pedida. Fique ligado!

BIANCA Franzini
Atendimento e Planejamento da LB Comunica, antenada com tudo o que rola
de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros