1.22.2014

2014, ano da Copa ou o ano de oportunidades?


Finalmente chegou o ano de 2014, o ano do maior espetáculo esportivo, a Copa do Mundo. Fielmente o mundo inteiro estará com os olhos voltados para o nosso País, seja de bem longe ou de muito perto. Embora toda essa festa aconteça em apenas um mês, o mais empolgante são as expectativas geradas pela espera, e isso, pode ter certeza, é contagiante a qualquer indivíduo de qualquer nação, principalmente do Brasil. A Copa do Mundo é considerada o mais importante evento entre os esportes, e a pesquisa Consumer Watch Latam, feita pela Kantar Worldpanel, aponta que 85% da população brasileira acompanha o campeonato.

Considerando que timing é uma das coisas mais importantes a serem avaliadas para qualquer ação, lhe digo, que caso tenha começado o ano e está focado no carnaval e ainda não pensou em nada, você pode já estar muito atrasado para começar o planejamento estratégico do seu negócio para esse mundo de oportunidades, que pode gerar boas lucratividades na Copa.

Os segmentos que serão mais privilegiados são os de serviços gráficos, eventos e confecções. Segundo as estimativas da Embratur, serão 600 mil turistas, além de cerca de 100 milhões de consumidores do nosso mercado nacional. Um número bastante motivador, não? E mesmo que esse grande evento seja passageiro, os resultados positivos podem ser duradouros, pois o mercado muda assim como toda a conversa social.

Claro que sua agência deve planejar uma ação para o tamanho do seu negócio, objetivos da marca alinhados ao posicionamento definido e, consecutivamente, com a visibilidade desejada.  De qualquer forma, o importante é não passar em branco. Você pode entrar no clima nem que seja com um anúncio apoiando a seleção, mudar a “cara” da página no Facebook, uma tabela dos jogos do campeonato na qual os torcedores possam anotar gols e pontuações ou um brinde temático para que possam utilizar durante os jogos. Dessa forma vão disseminar a sua marca. As possibilidades são inúmeras e todas podem ser atreladas às ações e campanhas promocionais integradas entre meios on e off-line para engajamento com os consumidores.

Não podia deixar de fora algumas ações criativas baseadas no mundo de futebol:

1 – Logo após a seleção uruguaia ter a vaga confirmada na Copa do Mundo deste ano, a Puma, que fornece material desportivo para a seleção celeste, lançou uma peça publicitária que ilustra um “Fantasma de 50” em volta do Maracanã, em alusão ao título conquistado pelos uruguaios na primeira vez em que o Mundial foi sediado no Brasil. O capitão da seleção uruguaia reprovou a campanha e afirmou "Não gostamos do tema do fantasma porque não é o que pensamos na seleção".


2 – Considerado o maior filme publicitário já lançado pela Nike no Brasil, “Ouse ser Brasileiro” (estrelado por Neymar, Paulinho, Thiago Silva, Bernard e David Luiz, com outras participações especiais), traz a singularidade de cada um dos jogadores nos estilos de jogo que os torna únicos.



3 – E, por último, não podia deixar de mencionar o fantástico e emocionante vídeo de 1’30” que o Itaú lançou: “A Grande Transformação”, com a hashtag #issomudaojogo, que mostra o Brasil se alterando geograficamente e, durante a transformação, vão emergindo as estruturas de um estádio de futebol em formato do mapa do Brasil. A assinatura finaliza: “Quando o brasileiro entra em campo, ele muda o jogo”, em conjunto com a excelente trilha sonora... é de arrepiar!



Ainda neste exemplo, foi veiculado um anúncio pop-up impresso que "torce" pela seleção brasileira. Ao abrir as páginas da publicação é possível ouvir uma torcida como em um estádio: "Brasil, Brasil, Brasil..."



Agora, só pra responder ao título: 2014 é o ano da Copa cheio de oportunidades, não somente, mas principalmente no setor publicitário.

PAULO Matos Jr
Coordenador de criação na LB Comunica,
rato de academia e baladeiro de plantão

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