1.29.2014

Marketing é isso, não ter medo de arriscar

Não é de hoje que o mundo da música vem sofrendo com quedas de singles e cds, tudo por conta do avanço da pirataria e tecnologia que, atualmente, permite que as pessoas baixem qualquer coisa a qualquer hora sem pagar nada por isso, com exceção dos Estados Unidos, onde a pirataria é crime e qualquer cidadão é praticamente obrigado a garantir um gift card no iTunes para baixar músicas.

Em um ano cheio de novidades musicais tivemos grandes lançamentos, entre eles novos álbuns de Katy Perry, Lady Gaga, Miley Cyrus, Avril Lavigne, Céline Dion, Eminem, M.I.A, One Direction, Britney Spears, entre tantos outros. E como todo grande lançamento, eu particularmente por ser fanático por POP e música em geral, acompanho as vendas semanalmente de cds, até para saber como cada artista anda. A verdade é que com exceção do One Direction, que vende muito, todos os outros grandes lançamentos não impressionaram muito e tiveram vendas menores do que seus álbuns antecessores. Então, eis que surge algo único e completamente arriscado.

Beyoncé vinha sendo fotografada há tempos gravando diversos clipes durante todo o ano e ninguém sabia qual era o intuito daquilo, já que a cantora não demonstrava estar perto de lançar nenhum novo material. É comum que antes de um novo lançamento o artista passe por meses de divulgação e publicidade, que vai desde anúncio, apresentações, lançamento de single, videoclipe, participação em eventos, entrevistas, tudo para divulgar seu novo material e arrebentar nas vendas em sua 1ª semana de estreia. Daí do nada, numa sexta-feira 13 de dezembro, todas as pessoas acordam com uma surpresa. Sem mais nem menos, Beyoncé disponibilizou durante a madrugada seu novo CD intitulado “Beyoncé”, que trazia 15 faixas inéditas e 17 videoclipes de TODAS as músicas do álbum somente nas lojas digitais do iTunes, com direito a compra de todos os banners da loja virtual. Resultado disso?


A estratégia gerou um buzz tão grande que em uma hora a cantora vendeu mais de 200 mil cópias de seu cd somente nos Estados Unidos. E, enquanto batia recordes de 1ºs lugares, atingiu em apenas dois dias o 1º lugar de todas os 102 países onde o iTunes opera, fato nunca antes visto. Enquanto todas as outras cantoras tiveram meses de divulgação e venderam 200 mil cópias em sua 1ª semana cheia, Beyoncé chegou a vender 617.000 cópias somente em três dias de lançamento, surpreendendo a todos.

O fato é que foi uma estratégia totalmente arriscada que gerou um buzz enorme e que deve ter surpreendido tanto a cantora como todas as outras pessoas, que nunca viram algo parecido. Mas o marketing é exatamente isso, é arriscar, é inovar, é não ter medo de desafios, pois um mercado cada vez mais competitivo e difícil de conquistar, somente quem realmente tem a coragem de inovar conseguirá garantir e manter o seu espaço, seu nome, seja como cantor, marca ou produto.

Será que essa moda pega, já que deu tão certo? Seria engraçado se isso acontecesse sempre, já pensou cada dia que acorda você descobre que seu cantor favorito lançou um álbum novo enquanto você dormia? Vamos ver no que essa excelente estratégia vai resultar... rs.

RAFAEL Freitas
Estagiário de atendimento e planejamento da LB Comunica, estudante de Marketing,
antenado em tudo o que rola de novo no mundo da música e apaixonado por séries

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