7.10.2015

Animação!!

Calma, o título não se refere a nenhum tipo de texto sobre autoajuda ou exercícios motivacionais, mas sim à arte de dar vida às ilustrações.

Animação é o processo no qual cada quadro ou fotograma de um filme é produzido individualmente. Quando os fotogramas são postos em sequência e exibidos em curtíssimos intervalos de tempo, temos a ilusão de movimento contínuo.

Os desenhos animados ou animações ganharam notoriedade e status na sua grande maioria com as produções da Disney.

Hoje, há uma grande variedade de técnicas e estilos sendo utilizados para entreter crianças e adultos do mundo inteiro.
                
Animação 2D


Técnica relativamente simples que consiste em uma série de desenhos feitos em papel e o animador pode trabalhar quadro a quadro. Ele começa animando pelo primeiro frame, depois coloca outra folha de papel por cima da primeira, e desenha o segundo frame, usando a mesa de luz para ver o frame anterior como referência, e assim sucessivamente. 

Já no processo de quadros-chave (key frame) - desenhos que definem os pontos de início e fim de qualquer transição suave entre imagens - o animador elabora os desenhos principais do movimento do personagem, e depois cria os “intervalos”, imagens intermediárias que complementam o movimento definido pelos quadros-chave.

Hoje em dia, muitos softwares de animação são utilizados com a mesma técnica dos tradicionais, algumas opções no computador substituem qualquer etapa do processo, seja de colorização, ou criação dos desenhos.

Animações relacionadas: Branca de neve, A Hora da Aventura e Os Cavaleiros do Zodíaco.

Animação 3D


Não são aqueles filmes que precisamos usar óculos e ter a sensação de projeção, e sim desenhos de personagens em 3 dimensões, com movimentos e texturas virtuais que parecem, no máximo, com a realidade do dia-a-dia.

Os elementos básicos de uma animação 3D são os sólidos geométricos, a luz e a câmera. Todo resto é fundamentado nesses três princípios, as texturas são baseadas nos sólidos e têm sua aparência alterada pela luz.

Quando os personagens já estão modelados, é inserido o esqueleto que dará todos os movimentos deles e a textura. Utilizando o keyframing, que provém da forma tradicional de animação, a ferramenta requer que um animador especifique um conjunto de posições chave para os objetos que serão animados. 

Essa técnica é muito utilizada nos filmes, para criar robôs gigantes, como os Transformers, ou até recriar um tigre, como no filme As Aventuras de Pi.

Animações relacionadas: Frozen, Toy Story e Meu Malvado Favorito.

A Publicidade e a Animação


A animação é bem frequente na área da Publicidade e Propaganda, alguns exemplos: o filme Aquarela, da Faber Castell e o dos cotonetes com o senhorzinho azul, da Johnson & Johnson.

A animação 2D, infelizmente, vem perdendo espaço na propaganda, muitas marcas têm migrado para o 3D, uma prova disso é o franguinho da Sadia que sempre foi feito em 2D, mas recentemente foi modelado e transformado em 3D.  Felizmente ainda existem marcas que dão valor ao 2D, como a Red Bull.

Na Copa do Mundo de 2014, ficou bem evidente que as animações 3D são a menina dos olhos no mercado publicitário, na grande produção da Nike, um curta estrelado pelos maiores jogadores do mundo. 

Não importa que técnica é usada para fazer animação, o importante é que seja bem feita. Afinal o que seria de nossas vidas (principalmente deste que escreve o texto) sem a animação!




THIAGO Jardim
Assistente de criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...