5.05.2016

Você pratica o Marketing 3.0?


O mundo da comunicação está em constante mudança, sempre existem novos comportamentos, pessoas, culturas, costumes, produtos e processos diferentes. Tudo isso faz dos profissionais da comunicação grandes curiosos e entusiastas das novidades.

Iniciamos a trajetória numérica do marketing quando ele foi denominado marketing 1.0. Naquela época, com a Revolução da indústria, o objetivo principal era o de vender produtos, uma vez que se acreditava que o consumidor deveria se adequar aos padrões de fabricação. O exemplo mais famoso desta época foi Henry Ford, que só fabricava carros na cor preta, como um padrão para toda a sociedade.

Seguindo a evolução, o marketing 2.0 trouxe aos consumidores uma maior compreensão sobre seus interesses e necessidades. As empresas começam a expandir suas linhas de produtos com o intuito de garantir uma gama maior de compradores de diversos nichos de mercado. Foi nessa fase que surgiu a expressão “o cliente tem sempre razão”.

Hoje vivenciamos a era do marketing 3.0, esse termo não é novo. Ele ganhou força em 2010, a partir da publicação do livro “Marketing 3.0 - As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano”, produzido em conjunto por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, especialistas de marketing. Essa publicação só fez ratificar a necessidade de mudança na forma como o mercado da comunicação e suas ações se dirigiam ao público.

Se antes o consumidor era visto apenas como mais um número na tabela de vendas, hoje deve ser enxergado como um ser humano em sua plena capacidade de compreensão, além de possuir grande poder de influenciar os processos de decisão de compra, fabricação e produção, tão conhecidos antes e que hoje tomam formas variáveis para atender essa nova demanda de consumidores altamente conscientes.

A grosso modo, o marketing 3.0 pode ser comparado a uma filosofia de vida, em que as empresas precisam ser capazes de alinhar sua missão, visão e valores aos objetivos que hoje são importantes para a sociedade e seu desenvolvimento sustentável. Para quem gosta do assunto e quer se aprofundar, fica aqui a sugestão de leitura sobre o assunto.




CAMILA Louise
Atendimento na LB Comunica,
fã de Frank Underwood que respira conhecimentos gerais
.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...