5.03.2016

Marketing Sensorial


Você já esteve andando pelo shopping e sentiu aquele cheiro de morango, com plástico ou borracha, com outros odores provenientes de algum lugar e logo vem o nome da loja na sua cabeça? Isso se chama marketing aromático e já fez muito sucesso para algumas marcas, mas esse tipo de ação é apenas um dos cinco elementos que compõem o marketing sensorial. 

Nos tempos atuais, em que tudo se transforma muito rápido, o consumidor quer novidades e nós publicitários estamos sempre correndo contra o tempo para arrumar soluções. O marketing sensorial vem ganhando bastante destaque, ele é a prática de experiências sensoriais inseridas no universo da marca, baseadas  nos cinco sentidos humanos: olfato, paladar, visão, audição e tato.

Mas como usar os cinco sentidos na sua marca?
Bom, vamos lá. O marketing sensorial vem para ser memorável, você terá que fazer com que sua marca seja lembrada pelos cinco pontos.

Visão
Sim, amor à primeira vista! Cores, formatos e outros fatores, como iluminação do ambiente, são facilmente percebidos pelas pessoas. Causar uma primeira impressão é fundamental.

Paladar
Não trabalhamos com comida! O que fazer? Você tem uma sala de reunião, ou algum lugar acessível a todos? Podemos deixar um tipo de doce por lá, as pessoas vão lembrar de sua marca quando provarem novamente aquela guloseima em outro lugar.

Audição
O som tem o poder de reviver experiências. Músicas mais agitadas para ambientes movimentados e por aí vai.

Olfato
Alguns aromas têm o poder de criar ambientes agradáveis e confortáveis para as pessoas. Por exemplo, o Starbucks parou de servir ovo no café da manhã, pois o cheiro interferia no aroma do café fresco, causando queda nas vendas.

Tato:
A pele possui milhares de células receptoras. Por isso, o tato é o sentido mais trabalhado no design de produto. Quem não gosta de passar o dedo naquele cartão de visita com relevo ou naquela embalagem bacana com uma textura diferente?

Como estamos sempre em busca de novas experiências e o marketing sensorial vem sendo uma das boas discussões no nosso meio, acho bem legal colocar isso para vocês. Não é nada fácil aplicar o conceito, porém, quem consegue fazer, com certeza promove a melhor experiência para seus consumidores.

É isso, até a próxima! 

GUSTAVO Mota
Coordenador de criação na LB Comunica,
brasiliense admirador de Paintball e Poker

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