O
trabalho de assessoria de imprensa tem se tornado cada vez mais abrangente.
Saiu da esfera das grandes empresas e passou a ser desenvolvido para pessoas
jurídicas de todos os portes e diferentes setores. Pessoas físicas também não
abrem mão desse serviço. Hoje não basta fazer, é imperativo divulgar o que se
faz, se destacar da concorrência.
Para
contribuir com a otimização desse trabalho, levantamos algumas dicas:
1. Conhecimento – Não
basta ter um conhecimento superficial sobre as áreas de atuação. A assessoria
de imprensa precisa estar extremamente bem informada sobre tudo o que se passa
no segmento em que trabalha o seu cliente. Precisa saber também sobre quais
assuntos seu cliente deseja falar e, principalmente, sobre quais ele não quer
se manifestar;
2. Porta-vozes – A empresa
atendida por uma assessoria de imprensa precisa deixar claro para seus
colaboradores quem são os porta-vozes, ou seja, as pessoas autorizadas a falar
em nome dela. Além disso, em caso de contato direto da imprensa com algum
colaborador, é fundamental que ele transmita a solicitação para a assessoria de
imprensa antes de fazer qualquer manifestação. É ela que estará em contato
constante com os principais executivos para sempre focar na imagem que a
empresa deseja passar e atualizada sobre quem deve falar sobre cada assunto;
3. Relevância – Muitas
vezes, um tema que acreditamos ser interessante não é visto da mesma forma pela
imprensa e vice-versa. Na dúvida, o melhor é passar para a assessoria para que
ela estude a melhor abordagem (ou as melhores). Falar mais do mesmo não é
indicado, embora possa até ser aproveitado por outros veículos que ainda não
tenham abordado o tema. O ideal é aparecer com uma opinião distinta ou mesmo
complementar, com algo novo;
4. Experiência – Ter ao
seu lado profissionais de comunicação que conhecem as particularidades do
segmento em que a empresa atua não tem preço! Determinadas áreas estão sujeitas
a muitas restrições na comunicação, como a jurídica e a médica, para ficar
apenas em dois exemplos. Valorizar essa experiência na hora de escolher a
assessoria pode evitar que a empresa tenha aborrecimentos com
os órgãos de classe;
5. Facilidade - O
dia-a-dia do cliente deve ser dedicado ao seu core business. Para
que possa ter a tranquilidade de que a comunicação da empresa (ou mesmo da
pessoa física que é atendida pela assessoria de imprensa) flui perfeitamente
enquanto isso, é ideal que o profissional de comunicação conheça a
rotina daquele cliente. Voltando ao exemplo do advogado, saber que ele está
constantemente sujeito a prazos, ao estresse das audiências etc, para que possa
facilitar sua vida no que se refere à comunicação. Assim, sabendo disso e
conhecendo seu perfil, a assessoria pode adotar diferentes condutas, como
enviar notícias do setor, formular perguntas, fazer entrevistas por telefone ou
e-mail, tudo para elaborar as melhores sugestões de pauta, dentro do timing,
e obter os melhores resultados;
6. Mensuração – Enxergar o
resultado do serviço de assessoria de imprensa é fundamental para que o cliente
comprove e fique satisfeito com o valor do seu investimento. Assim, esse
trabalho deve contemplar a entrega de relatórios periódicos com algum sistema
de mensuração – por exemplo, de centimetragem. Se você é cliente, exija isso!
ADRIANA Gordon Coordenadora de redação da LB Comunica, advogada e mãe em tempo integral |