7.28.2016

6 dicas para um trabalho produtivo com a assessoria de imprensa


 
O trabalho de assessoria de imprensa tem se tornado cada vez mais abrangente. Saiu da esfera das grandes empresas e passou a ser desenvolvido para pessoas jurídicas de todos os portes e diferentes setores. Pessoas físicas também não abrem mão desse serviço. Hoje não basta fazer, é imperativo divulgar o que se faz, se destacar da concorrência.
 
Para contribuir com a otimização desse trabalho, levantamos algumas dicas:
  
1.     Conhecimento – Não basta ter um conhecimento superficial sobre as áreas de atuação. A assessoria de imprensa precisa estar extremamente bem informada sobre tudo o que se passa no segmento em que trabalha o seu cliente. Precisa saber também sobre quais assuntos seu cliente deseja falar e, principalmente, sobre quais ele não quer se manifestar;
 
2.     Porta-vozes – A empresa atendida por uma assessoria de imprensa precisa deixar claro para seus colaboradores quem são os porta-vozes, ou seja, as pessoas autorizadas a falar em nome dela. Além disso, em caso de contato direto da imprensa com algum colaborador, é fundamental que ele transmita a solicitação para a assessoria de imprensa antes de fazer qualquer manifestação. É ela que estará em contato constante com os principais executivos para sempre focar na imagem que a empresa deseja passar e atualizada sobre quem deve falar sobre cada assunto;
 
3.     Relevância – Muitas vezes, um tema que acreditamos ser interessante não é visto da mesma forma pela imprensa e vice-versa. Na dúvida, o melhor é passar para a assessoria para que ela estude a melhor abordagem (ou as melhores). Falar mais do mesmo não é indicado, embora possa até ser aproveitado por outros veículos que ainda não tenham abordado o tema. O ideal é aparecer com uma opinião distinta ou mesmo complementar, com algo novo;
 
4.     Experiência – Ter ao seu lado profissionais de comunicação que conhecem as particularidades do segmento em que a empresa atua não tem preço! Determinadas áreas estão sujeitas a muitas restrições na comunicação, como a jurídica e a médica, para ficar apenas em dois exemplos. Valorizar essa experiência na hora de escolher a assessoria pode evitar que a empresa tenha aborrecimentos com os órgãos de classe;
 
5.     Facilidade - O dia-a-dia do cliente deve ser dedicado ao seu core business. Para que possa ter a tranquilidade de que a comunicação da empresa (ou mesmo da pessoa física que é atendida pela assessoria de imprensa) flui perfeitamente enquanto isso, é ideal que o profissional de comunicação conheça a rotina daquele cliente. Voltando ao exemplo do advogado, saber que ele está constantemente sujeito a prazos, ao estresse das audiências etc, para que possa facilitar sua vida no que se refere à comunicação. Assim, sabendo disso e conhecendo seu perfil, a assessoria pode adotar diferentes condutas, como enviar notícias do setor, formular perguntas, fazer entrevistas por telefone ou e-mail, tudo para elaborar as melhores sugestões de pauta, dentro do timing, e obter os melhores resultados;
 
6.     Mensuração – Enxergar o resultado do serviço de assessoria de imprensa é fundamental para que o cliente comprove e fique satisfeito com o valor do seu investimento. Assim, esse trabalho deve contemplar a entrega de relatórios periódicos com algum sistema de mensuração – por exemplo, de centimetragem. Se você é cliente, exija isso!
 
ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

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