Olá, leitor (a), como vai?
Antes de começar, deixa só eu pedir aqui
para o meu estagiário trazer um café…só um momento... pronto, cafezinho em
mãos, vamos continuar.
O café está sim em minha mesa, mas não, não
foi o meu estagiário que trouxe. Primeiro, porque eu não tenho um, segundo
porque, mesmo se tivesse, ele JAMAIS teria essa função. E se alguém tentar
colocar na sua cabeça a ideia de que o estagiário, tanto em agência de
publicidade, como em qualquer outro emprego, serve apenas para isso, (POR
FAVOR) fuja!
Engana-se quem diz que o estagiário está
ali apenas para pegar o café, a folha na impressora ou carregar algumas caixas
até o almoxarifado. Cada vez mais, as empresas cobram qualificações na hora de
escolher um candidato e com o estágio não é diferente. É claro que quem recruta
sabe (ou pelo menos deveria saber) que você não vai chegar na criação e
construir layouts que serão a salvação de todos os trabalhos, ou que você vai
montar um plano de mídia perfeito para seu cliente (isso até pode acontecer,
mas não é uma regra). Eles sabem também que em sua primeira reunião como
atendimento suas mãos irão tremer um pouco antes de entrar na sala, suas
anotações não sairão com a letra que você aprendeu a fazer no caderninho de
caligrafia da escola, e isso é absolutamente normal. Você não é pior se sentir
isso e também não é melhor se não sentir. Acho que isso faz parte da coisa e
ainda bem que faz! Isso demonstra a vontade de acertar, de fazer acontecer,
além de mostrar que você ama o que faz, ponto FUNDAMENTAL para se tornar um bom
profissional.
Calma, com o tempo, você aprende a
“controlar” tudo isso e descobre que está no caminho certo para se tornar um
excelente profissional. É claro que você não pode chegar na agência, sentar em
sua mesa e ficar esperando as tarefas aparecem, pelo contrário! Se não tiver
tarefas suficientes (o que duvido muito), crie e mostre aos seus colegas o que
você fez, as suas ideias, e saiba receber crítica. Não tenha medo. Você vai precisar,
sim, ficar atento às novidades do mercado, ler bastante, assistir a alguns
filmes chatos, mas que irão lhe fornecer bastante conteúdo; vai descobrir que
aquele filme iraniano que seu diretor indicou não é tão chato assim e talvez
até recomende a seus amigos que também assistam. Um profissional da comunicação
deve estar de olho, principalmente, no que acontece na internet e, como eu
costumo dizer, “assumir o meio de campo e fazer o jogo rolar”.
Porque assumir o meio de campo? Porque,
assim como no futebol, você não pode esperar “na banheira” que alguém lhe dê o
passe perfeito para fazer o gol de placa, afinal você NÃO É O ROMÁRIO, não é
“peixe”? Você vai ter que ser o cara que faz a bola rolar, meu (minha) amigo
(a); vai passar nas mesas dos seus colegas, procurar trabalho e mostrar que
você não tem tempo para ir “buscar o cafezinho”. Quase me esqueci de um detalhe
MUITO importante e que vejo muita gente se questionando: NÃO, você não vai
trabalhar de bermuda e chinelo, pelo menos não na maioria dos lugares, ok?
Para finalizar, o que quero dizer a você
que está começando, que pensa em seguir essa profissão é que existe, SIM, muito
glamour na publicidade, mas ele não se encontra em tempo integral dentro da
agência! O tal do glamour passa boa parte do tempo nos eventos que organizamos,
nas confraternizações ou até nos comercias de TV (depois de prontos, porque a
gravação…).
Entretanto, como tudo na vida, existe o lado bom, a satisfação de ver o seu trabalho exposto pelas ruas, de saber que atendeu o seu cliente com excelência, saber que você conseguiu aproveitar a verba da campanha e fixar a ideia na cabeça dos consumidores, aumentando a venda de um produto. Isso, meu (minha) amigo (a), é a nossa verdadeira recompensa, o verdadeiro prêmio pelas madrugadas acordadas. Isso é o que me mantém focado e determinado há 9 anos nesse mercado e é TUDO que espero que você sinta também.
Entretanto, como tudo na vida, existe o lado bom, a satisfação de ver o seu trabalho exposto pelas ruas, de saber que atendeu o seu cliente com excelência, saber que você conseguiu aproveitar a verba da campanha e fixar a ideia na cabeça dos consumidores, aumentando a venda de um produto. Isso, meu (minha) amigo (a), é a nossa verdadeira recompensa, o verdadeiro prêmio pelas madrugadas acordadas. Isso é o que me mantém focado e determinado há 9 anos nesse mercado e é TUDO que espero que você sinta também.
Bem-Vindo (a)!
RODRIGO C. Vieira Criação na LB Comunica De bem com a vida e apaixonado por futebol e direção de arte. |