7.06.2017

O primeiro mês, 100 dias, um ano depois, a uma semana do fim



Calma! O título maluco tem explicação e faz muito sentido no jornalismo e no trabalho do assessor de imprensa. Datas são fundamentais no nosso cotidiano e é preciso sempre recorrer ao calendário para avaliar o que será tendência na imprensa.

Efemérides, celebrações, frações de tempo, períodos e prazos são um prato cheio para preparar sugestões de pauta. Basta abrir o jornal, assistir a um noticiário ou conferir os sites para observar que as datas dominam as manchetes.

A declaração de imposto de renda, por exemplo. Ela é assunto na primeira semana, no primeiro mês, a 30 dias do fim e até na hora derradeira da entrega dos documentos.

Os 15 anos do pentacampeonato da seleção brasileira na Copa do Mundo, comemorados recentemente, serviram para relembrar as histórias da época e celebrar a conquista. Para isso, os veículos resgataram reportagens, ouviram especialistas, torcedores e jogadores. Tudo para oferecer um material bem completo ao público.

Outro exemplo interessante para destacar a importância das datas é a aprovação de uma lei. O dia em que ela entra em vigor acaba virando um marco. O dia vai servir para que ela seja rememorada durante seis meses, um ano ou até dez anos depois. Seja para fazer um balanço, traçar uma retrospectiva ou indicar a necessidade de mudanças.

Também temos que lembrar o começo de um novo governo. Nos Estados Unidos, os 100 primeiros dias de um novo presidente são primordiais para seu futuro. Com os eleitores mais tolerantes, na esperança de dias melhores, o trabalho desempenhado pelo chefe da nação no período vai ser o parâmetro para definir sua popularidade e o grau de cobrança até o fim do mandato. E a imprensa estará acompanhando cada detalhe para apresentar um balanço completo.

Por isso, o assessor de imprensa deve estar sempre ligado no calendário. Com um bom planejamento é possível antecipar os assuntos que estarão em alta e conseguir bons resultados aos clientes.

LUCAS Andrade
Assessor de Imprensa na LB Comunica
Lucas veio de Londrina, tem um blog de viagens e já leu mais de seis vezes
o livro "A Sangue Frio".



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...