7.13.2017

Poluição visual: da cidade às páginas de internet









Quem viveu em São Paulo em meados de 2007, provavelmente, ouviu falar da lei Cidade Limpa, que tinha o propósito de melhorar a paisagem da cidade.

A lei regulamenta o uso de anúncios publicitários, placas e avisos dentro de São Paulo, e proíbe a utilização de outdoor, além de outras restrições para estabelecimentos comerciais. Durante seu período de implantação, a lei gerou polêmicas e dividiu a opinião entre a população da cidade, pois muitos estabelecimentos comerciais tiveram que readaptar suas fachadas e diversas empresas tiveram que retirar seus anúncios de outdoor.

A longo prazo, a cidade foi se transformando. Para muitos, a lei foi benéfica graças à qualidade visual (principalmente para a população que vive ou trabalha pelo centro da cidade), além de ter aberto novas possibilidades criativas nos ramos publicitário e paisagista, para chamar a atenção do público. Hoje, é possível ver prédios com jardins verticais, estruturas de vidros sofisticadas e a padronização dos letreiros e cartazes.

Além de toda a transformação visual da cidade, com a evolução tecnológica e a popularização da internet, o youtube, as redes sociais e as empresas têm voltado sua atenção à publicidade digital deixando às formas tradicionais em menos uso. Essa mudança rápida de hábito dos consumidores tem revolucionado a forma de trazer conteúdo digital, fazendo com que os geradores de conteúdo tenham que se habituar trazendo princípios do design, a fim de diminuir a poluição visual em meio a tanta informação consumida diariamente pela população.

Hoje, é possível se atentar na mudança drástica que grandes sites e sistemas operacionais passaram, trazendo conceitos minimalistas e o famoso “design flat” às suas interfaces. Além de ser uma tendência mundial, esses conceitos nos ajudam a entender a importância do combate à poluição visual, que antes enfrentávamos na cidade e que hoje nos afronta dentro da tela do smartphone. Quem nunca entrou em um site e se sentiu perdido ou exausto com tantas informações pulando sobre a tela?

O excesso de cores, textos e efeitos especiais é um bom exemplo de como a poluição visual pode prejudicar a visualização de um bom conteúdo, seja em outdoors espalhados em uma cidade ou na divulgação de uma matéria online. Por que não aplicar um pouco da “lei cidade limpa” em seus projetos digitais e trazer beleza, harmonia e foco no conteúdo? =)

DANIEL Prado
Criação na LB Comunica
Ator, ama criar identidade de marcas e decifrar logos.

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