7.04.2017

O poder das cores



As cores estão ligadas à luz, que vibra com uma rapidez variável, chamada de frequência. Cada frequência corresponde a uma cor.
Quando um feixe de luz toca algum objeto colorido, uma parte deste feixe é refletida, enquanto o restante é absorvido pelo objeto.

A cor não está no objeto. Na verdade, os objetos absorvem todas as cores que estão na luz branca e refletem apenas aquela que vemos.

Possuímos três tipos de receptores em nossos olhos, os cones. Isso significa que só podemos perceber três comprimentos de ondas de luz, ou três tons: o verde, o vermelho e o azul. Outros tons de cores ativam mais de um cone. Ao olharmos uma maçã, apenas o cone vermelho é ativado. Se a fruta fosse amarela, tanto os vermelhos quanto os verdes seriam ativados na mesma região.

Sabemos agora como enxergamos as cores! Além de identificação, as cores exercem uma grande influência em nossas vidas. Isso impacta diretamente na hora de escolher aquela combinação perfeita para o seu material de identidade.

No momento em que a criação da agência está montando qualquer tipo de material, tem que prestar muita atenção à escolha das cores, pois elas têm um grande poder de influenciar o comportamento do consumidor, uma vez que nossas emoções são interligadas às cores e elas intervêm diretamente, como nosso psicológico.

O fator mais importante na escolha da cor da publicidade é o seu público-alvo. As cores e os tons podem ter diferentes impactos de acordo com idade, sexo, status social ou subcultura. É de extrema importância o conjunto de estudos cores e público-alvo. A cor azul é a mais indicada para o gênero masculino. Roxo seria apropriado para o público religioso.

No reconhecimento da sua marca, as cores influenciam diretamente na confiança do seu público-alvo. Os consumidores colocam a cor como principal razão de escolha na compra de um produto.

Existem dois pólos de cores:


       ·Cores quentes (energéticas e extrovertidas): vermelhos, laranjas e amarelos.

  • ·Cores frias (tranquilas e introvertidas): verdes, azuis e roxos.

Assim, dependendo de quais emoções dos visitantes você quer atingir, é preciso selecionar uma cor do pólo correspondente.

É imprescindível que as cores sejam escolhidas de acordo com o seu significado psicológico. Caso contrário, pode resultar em uma identificação visual da empresa ou especificação do setor completamente desalinhados e sem nexo.

Dica: na hora da criação de qualquer material, experimente as cores e pesquise sobre elas e quais sensações podem causar. Pesquise também quais cores são usadas para determinados públicos-alvo e o porquê.

Aqui embaixo está um pequeno guia das cores.

Azul: calma, frio, confiança, liberdade, tecnologia, medo, divindade e harmonia.

Vermelho: sangue, fogo, calor, perigo, alegria, paixão, coragem, ódio e excitação.

Amarelo: felicidade, otimismo, ternura, bondade, saúde, gratidão, prudência, raiva e verão.

Verde: natureza, saúde, vida, dinheiro, frescor, esperança, seguridade, limpeza, culpa e tédio.

Preto (ausência de cor): formalidade, elegância, luto, vazio, sofisticação e autoridade.

Laranja: diversão, criatividade, juventude, entusiasmo e recreação.

Roxo: magia, poder, sofisticação, vaidade, luxúria, sensualidade, tristeza, profundidade e esoterismo.

Rosa: feminilidade, romantismo, delicadeza, gentileza e inocência.

O leque é bem maior e as combinações de cores nos influenciam de forma diferente do que a cor sozinha. Por isso, é indicado que seja feito um longo estudo na hora da utilização das cores para suas peças.

A cor é altamente poderosa e, como já dizia Tio Ben (Benjamin Parker, personagem coadjuvante das histórias do Homem-Aranha), “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Use esse poder com sabedoria e conquiste grandes resultados.

THIAGO Jardim
criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

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