As cores estão ligadas à luz, que vibra
com uma rapidez variável, chamada de frequência. Cada frequência corresponde a
uma cor.
Quando um feixe de luz toca
algum objeto colorido, uma parte deste feixe é refletida, enquanto o restante é
absorvido pelo objeto.
A cor não está
no objeto. Na verdade, os objetos absorvem todas as cores que estão na luz
branca e refletem apenas aquela que vemos.
Possuímos três tipos de
receptores em nossos olhos, os cones. Isso significa que só podemos perceber
três comprimentos de ondas de luz, ou três tons: o verde, o vermelho e o azul.
Outros tons de cores ativam mais de um cone. Ao olharmos uma maçã, apenas o
cone vermelho é ativado. Se a fruta fosse amarela, tanto os vermelhos quanto os
verdes seriam ativados na mesma região.
Sabemos agora como
enxergamos as cores! Além de identificação, as cores exercem uma grande
influência em nossas vidas. Isso impacta diretamente na hora de escolher aquela
combinação perfeita para o seu material de identidade.
No momento em que a criação
da agência está montando qualquer tipo de material, tem que prestar muita
atenção à escolha das cores, pois elas têm um grande poder de influenciar o
comportamento do consumidor, uma vez que nossas emoções são interligadas às
cores e elas intervêm diretamente, como nosso psicológico.
O fator mais importante na
escolha da cor da publicidade é o seu público-alvo. As cores e os tons podem
ter diferentes impactos de acordo com idade, sexo, status social ou
subcultura. É de extrema importância o conjunto de estudos cores e
público-alvo. A cor azul é a mais indicada para o gênero masculino. Roxo seria
apropriado para o público religioso.
No reconhecimento da sua
marca, as cores influenciam diretamente na confiança do seu público-alvo. Os
consumidores colocam a cor como principal razão de escolha na compra de um
produto.
Existem dois pólos de cores:
·Cores quentes (energéticas e extrovertidas): vermelhos, laranjas e amarelos.
- ·Cores frias (tranquilas e introvertidas): verdes, azuis e roxos.
Assim, dependendo de quais
emoções dos visitantes você quer atingir, é preciso selecionar uma cor do pólo
correspondente.
É imprescindível que as
cores sejam escolhidas de acordo com o seu significado psicológico. Caso
contrário, pode resultar em uma identificação visual da empresa ou
especificação do setor completamente desalinhados e sem nexo.
Dica: na hora da criação de qualquer
material, experimente as cores e pesquise sobre elas e quais sensações podem
causar. Pesquise também quais cores são usadas para determinados públicos-alvo
e o porquê.
Aqui embaixo está um pequeno
guia das cores.
Azul: calma, frio,
confiança, liberdade, tecnologia, medo, divindade e harmonia.
Vermelho: sangue, fogo,
calor, perigo, alegria, paixão, coragem, ódio e excitação.
Amarelo: felicidade,
otimismo, ternura, bondade, saúde, gratidão, prudência, raiva e verão.
Verde: natureza, saúde,
vida, dinheiro, frescor, esperança, seguridade, limpeza, culpa e tédio.
Preto (ausência de cor):
formalidade, elegância, luto, vazio, sofisticação e autoridade.
Laranja: diversão,
criatividade, juventude, entusiasmo e recreação.
Roxo: magia, poder,
sofisticação, vaidade, luxúria, sensualidade, tristeza, profundidade e
esoterismo.
Rosa: feminilidade,
romantismo, delicadeza, gentileza e inocência.
O leque é bem maior e as
combinações de cores nos influenciam de forma diferente do que a cor sozinha.
Por isso, é indicado que seja feito um longo estudo na hora da utilização das
cores para suas peças.
A cor é altamente poderosa
e, como já dizia Tio Ben (Benjamin Parker, personagem coadjuvante das histórias
do Homem-Aranha), “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Use
esse poder com sabedoria e conquiste grandes resultados.
THIAGO Jardim
criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games |