5.23.2018

Licenciamento, o herói do marketing



Os heróis sempre estiveram em alta nas telonas e nos quadrinhos. Com um universo gigantesco de vários estúdios, um dos mercados que mais se beneficia do fanatismo por esses personagens é o mercado de licenciados, que fatura bilhões, todos os anos.

Nos filmes de heróis, cada cena, cada uniforme e cada arma são pensados para despertar o desejo no telespectador. O filme “Guerra Civil”, um dos últimos lançamentos dos estúdios Marvel vendeu aproximadamente 325 milhões de dólares – somente na parte de brinquedos licenciados da marca. Após o lançamento do filme “Star Wars: O Despertar da força” a Disney conseguiu vender 700 milhões de dólares em brinquedos nos Estados Unidos. Ao todo, a Disney vende aproximadamente 420 bilhões de dólares por ano, apenas nos EUA.

Os brinquedos, que são os maiores responsáveis pela venda de licenciados exercem um papel importante na vida dos fãs que interagem com o universo e inspiram gerações a criar suas próprias aventuras. Para proporcionar todo esse universo de licenciados, há um custo que, facilmente, é revertido em lucro para os vendedores.

No processo de licenciamento são envolvidas 3 partes:
License: Dona da marca;
Licensor: Empresa responsável pela comercialização;
Licensee: Empresa que vai colocar a marca em seus produtos;

As empresas licenciam uma marca para estreitar os laços com o público e também para agregar valor à marca. Um levantamento da ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento) mostra que hoje existem cerca de 550 licenças sendo comercializadas por mais de 80 licenciadores.

Há também os personagens que já caíram em domínio público, que são referentes às obras que duram até 70 anos depois da morte do autor e podem ser usadas normalmente, como por exemplo o Popeye, Frankeinstein, Cinderela, Tarzan, entre outros.

Para conseguir a licença de um personagem, é preciso entrar em contado com o estúdio de representação no Brasil e dar início ao processo.

Um levantamento realizado com 12 mil internautas, mostra que a disposição em comprar e consumir itens oficiais e colecionáveis é crescente em todas as idades.

Os vendedores de licenciados tornam-se  os verdadeiros heróis, que ao ter aquele produto do personagem desejado, salvam o dia de um fã apaixonado!

NAYARA Gonzaga
Atendimento e Planejamento na LB Comunica,
Curte um suspense e suas playlists vão de rock a mpb.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...