5.02.2018

A multidisciplinaridade da agência de comunicação!



Se alguém perguntar o que torna o trabalho em uma agência de comunicação interessante, vou dizer, sem sombras de dúvidas, que são os desafios diários e as peculiaridades da área que enfrentamos e a multidisciplinaridade das atividades que exercemos e dos temas/assuntos que lidamos na nossa (não) rotina.

Há algum tempo, é bem verdade, que o profissional da nossa área tem vagado por diversos campos dentro do espectro da comunicação corporativa, sendo sua a responsabilidade de saber lidar com todos os públicos receptores das mensagens que serão criadas.

Para resumir, no jargão, hoje o profissional tem por obrigação saber “virar a chave” quando necessário – o que é feito tão instantaneamente quanto automático com o passar do tempo e da experiência que cada um for adquirindo ao longo da jornada.

E são, exatamente, essas “viradas de chave” que me agradam em uma agência de comunicação, porque gosto de pensar que quando estou à frente do computador não estou em uma linha de produção que apresenta sempre a mesma ideia, resultado ou produto final.

Porque em um momento você se vê escrevendo releases e sugestões de pauta na linguagem jornalística/mercadológica que beira o marketing, onde o seu cliente é sempre especial, e no outro está desenvolvendo campanhas de incentivo que precisam ter uma sensibilidade e uma pitada de ousadia para atingir, em cheio, o público-alvo.

Porque em outro período do dia você pode estar conversando com um jornalista no follow-up (não vou entrar no mérito se é delicioso ou temível) sobre os créditos tributários na base de cálculo do PIS/Cofins e noutro pode ter que entrevistar uma empreendedora a respeito da plataforma inovadora que ela criou e que conecta manicures e pedicures a clientes com um clique.

Porque, ufa!, têm horas em que você está criando uma série de posts para clientes, que incluem questões institucionais, resultados de imprensa, entre outras, até efemérides como Dia da Árvore, e em outras está pesquisando alguns dados em sites especializados acerca do Dia Mundial de Combate à Hipertensão para um e-mail marketing interno de alerta aos colaboradores.

Enfim, as nossas possibilidades são infinitas tornam cada dia diferente do anterior e fazem da multidisciplinaridade da agência de comunicação um grande atrativo. Além disso, rendem um portfólio profissional de valor inestimável. Àqueles que desejam atuar nesse tipo de empresa, tenha em mente que rotina aqui não entra!

MARCOS Vargas
Assessor de imprensa na LB Comunica
rockeiro e palmeirense, fã de livros biográficos e sobre política



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...