4.30.2014

O ABC das confusões

Ao escrever, é comum surgirem várias dúvidas do tipo “é com s ou com z, com hífen ou sem”? Quem nunca fez estas perguntas que atire a primeira pedra! A confusão de palavras de grafia semelhante também é uma constante. Exemplo comum é o “trás” (atrás) e “traz” (do verbo trazer): “ele traz as peças do museu para que possamos colocar na parte de trás da sala”.

Para complicar ainda mais nossa árdua, embora prazerosa, tarefa de escrever, encontramos diversas expressões que têm versões com e sem hífen. Um desses casos é “dia-a-dia” e “dia a dia”. Usamos a primeira se quisermos dizer que é algo do nosso cotidiano, parte de nossa rotina. A segunda tem o significado de dia após dia.


Fizemos uma pequena lista com algumas questões bastante frequentes, selecionadas a partir das enumeradas no Manual de Redação e Estilo do Estadão – e só as de A a C! Aproveite e envie os seus “causos” de confusão na língua pátria.

Abaixo e a baixo – Só para lembrar que também existe a forma a baixo, que pode ser usada em frases como “pintou a torre de alto a baixo”, ou “olhou para o rival de alto a baixo”. De resto, o que usamos mais frequentemente é abaixo mesmo, como sinônimo de embaixo.

Ambos – Para uso no texto jornalístico, as formas recomendadas são ambosambos os e ambas as. Ambos os dois e ambos de dois ficam mais para transcrições e textos literários.

Aonde e onde Aonde é usado com verbos que indicam movimento – “Aonde você foi ontem”? Onde pode ser substituído por “em que lugar” – “Onde está o material escolar?”

Assistir – Com preposição quando o sentido for presenciar ou comparecer: “milhares assistiram ao espetáculo”, “assisti ao jogo”, “os acionistas assistiram à assembleia”. Para usar como socorrer, prestar ajuda ou assistência, usa-se o verbo com objeto direto: “o médico assistiu o doente”, “os voluntários assistiram os desabrigados pela chuva”. Um terceiro uso, o único que admite o pronome “lhe”, é o que significa favorecer, caber um direito ou razão, como em “o advogado afirmou que lhe assiste direito neste caso”.

Bimensal e bimestral – Muita gente usa como sinônimo, mas são bem diferentes: bimensal significa duas vezes por mês, ou quinzenal; bimestral, uma vez a cada dois meses.

Boca-a-boca boca a boca – Com hífen é o substantivo, como em “a divulgação do espetáculo foi boca-a-boca”; sem hífen é uma locução, a forma do processo, como em “a novidade correu boca a boca”.

Cargo – O ocupante do cargo é indicado com inicial minúscula: o diretor de Recursos Humanos, o superintendente de Ensino, a ministra da Fazenda, o presidente da República. Já a instituição vem com inicial maiúscula: a Superintendência de Esportes, a Vice-Presidência da República.

Copa – Quando acompanhada do nome, com inicial maiúscula: Copa do Mundo, Copa Master de Tênis. Com minúscula, na segunda referência: “Ganhou a copa”.


Se você tem também sua lista de confusões mais frequentes, envie para nós. Vamos colecionar e publicar as melhores, aos poucos!

ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...