11.17.2015

A língua portuguesa também está de luto


Difícil não se emocionar com os mais recentes atentados terroristas ocorridos na França nos últimos dias, que provocaram 129 mortes e mais de 350 feridos.

Ao nos depararmos com tragédias como essas, parece que um pedacinho de cada um vai morrendo, assim como da Humanidade, da cultura, de tudo o que já realizamos.

Nossa arte, nossa língua, nossas invenções, tudo fica menos brilhante, menos esclarecido, perdemos em todos os aspectos. O que vamos deixar para as crianças de hoje, que poderiam estar aprendendo outras lições que não as do conformismo e da intolerância? Como é possível que continuem a acreditar no respeito a quem é diferente, se o oposto está dentro de casa e no dia-a-dia?

Como é possível preservar a inocência das crianças?

Será o fim das “palavras mágicas”, como são conhecidas pelas crianças o “por favor” e o “obrigado”? Hoje em dia até nos surpreendemos quando alguém dá passagem, cede lugar na fila, faz uma gentileza. Será o fim delas também?

Teremos de pensar em outras palavras para substituir “espécie humana”? Essa e outras palavras podem entrar em extinção. Teremos, então, que reinventar todos os idiomas. E recomeçar do zero a aprender o que é certo, o que é errado.




ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...