3.10.2014

Pare, respire e leia em voz alta

Eu gosto muito de escrever e também de ler e só fico meio angustiada quando vejo que não consigo respirar porque à medida que vou lendo sinto que a pessoa que escreveu estava ficando sem ar o que me tira a concentração. Isso, não é legal, atrapalha o entendimento e pode afastar o leitor. Que, desapontado e possivelmente confuso vai largar a leitura, e não receberá a mensagem, que eu queria transmitir.

É, pontuação errada atrapalha, tanto a mais quanto a menos.

Há várias fontes interessantes para melhorar o uso da pontuação. Nos tempos de escola, tínhamos nossos livros de português. Hoje, alguns manuais de redação podem ajudar, como o Manual de Redação e Estilo do Estadão, o Manual de Redação da Folha, no capítulo Texto, e o Manual de Redação da Presidência da República.


Algumas regras sobre o uso da vírgula:

  • Para substituir um verbo (caso de elipse do verbo) – Exemplo: Ele viajou para o Chile e eu, para a Argentina;
  • Em enumerações de termos ou orações – Exemplo: A vaga era destinada a candidatos com graduação em Direito, História, Administração ou Engenharia;
  • Para isolar orações adjetivas explicativas, vocativos, apostos – Exemplo: O piloto, que esteve na primeira colocação durante quase toda a corrida, tinha chegado ao estado de exaustão;
  • Antes de conjunções adversativas – Exemplo: Foi à festa, mas saiu logo após os discursos;
  • Para separar expressões corretivas, explicativas, escusativas, como “quer dizer”, “isto é” – Exemplo: O texto deve esclarecer o assunto, ou seja, explicar o que o técnico quis dizer.

Por outro lado, é preciso tomar muito cuidado para não incorrer nos erros mais graves, que são a colocação da vírgula para separar sujeito do verbo e o verbo do complemento.

Minha dica: leia em voz alta o que escreveu. Se você fizer isso e encontrar uma frase esquisita ao falar, pense em eliminar ou adicionar algumas vírgulas e pontos. 

ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...