3.21.2014

Virais (mas espera aí? Isso é Marketing?)

As ações virais estão na moda. Com a diversidade de mídias, facilidade na entrega de conteúdo e com uma comunicação cada vez mais direcionada, as empresas estão apostando nesta nova arma de se fazer publicidade e, pelo jeito, estão se dando bem!

Não há uma receita de bolo pronta para fazer um viral. Na realidade, o viral justamente vai contra esse pensamento de “hmmm, não tô fazendo nada. Já sei, acho que vou fazer um viral pra bombar na internet!” – se você pensar dessa maneira, pode ter certeza que seu barquinho vai afundar.

Porém, algumas dicas são importantes na hora de se pensar em criar uma campanha viral, por exemplo: sua ideia precisa ser criativa e única (exclusiva), além da sua mensagem também ser bem trabalhada para seu target (mensagens grandes não funcionam bem nesse tipo de ação).

O mais importante é provocar uma sensação no seu público-alvo (seja raiva, alegria, nostalgia, comoção, etc). É isso que fará com que as pessoas passem sua mensagem para frente e, de fato, crie o viral que você tanto quis.

Alguns exemplos recentes para ilustrar foi a “louca da Vila Olímpia”, no qual uma mulher enfurecida destruía, às marteladas, um carro parado na rua. Este surto reuniu diversas pessoas que filmaram e publicaram o vídeo nas redes sociais. O vídeo amador ultrapassou 800 mil visualizações no YouTube. Foi quando o canal Sony Brasil divulgou um vídeo em sua página do YouTube revelando a verdade sobre o assunto (se tratava de uma ação para promover a 2ª temporada de Revenge).

Outro exemplo mais atual é o vídeo First Kiss, no qual casais que nunca haviam se encontrado antes, beijam-se pela primeira vez. O vídeo teve mais de 13 milhões de visualizações e se tratava de uma campanha de uma marca de roupas americana.


Tudo isso gira em torno da facilidade e rapidez que esse conteúdo será enviado e “pego” pela pessoa que o receber. Ninguém disseminará esse conteúdo se, quando assistir, não tiver vontade de espalhá-lo e/ou não achar que divulgando-o terá seu poder aumentado perante seu círculo de amizades (aceitação, reputação, etc).

Com a facilidade da internet, seguindo esses caminhos e com um pontapé bem dado, seu viral tem tudo pra dar certo e conseguir alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Utilizar vários meios de comunicação o ajudará ainda mais. Entretanto, cuidado para não se tornar um “mala” e acabar com a sua ideia (visto que o viral, como o próprio nome diz, se “viraliza” por si próprio, diante de sua audiência.)


No mais, vale aguardarmos o que as grandes marcas estão planejando para conquistar a fidelidade do consumidor. Quem ganha no final, somos nós, com uma publicidade cada vez mais criativa e inovadora. ;)

FELIPE Sandre
Atendimento e Planejamento na LB Comunica,
peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover

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