9.10.2014

Comunicação e a Política

Falar de comunicação é sempre um prazer para quem é da área e gosta do assunto. De política, não é tão agradável assim para a grande maioria, principalmente da nossa: suja e de padrões arcaicos. E se juntarmos a comunicação com a política? Bom, não sei se vai dar “liga”, mas vamos ver o que acontece!

Em tempos de eleição, nada mais adequado do que falar sobre os principais candidatos, planos de governo e pesquisas de intenções de voto, né? #SóQueNão. O foco desse post será como a comunicação está inserida nesse contexto e como ela ajuda (ou não) os políticos a conseguir  atingir seus objetivos predeterminados.

Infelizmente, após a trágica morte do candidato Eduardo Campos (PSB), parece que a eleição de fato esquentou e a comunicação de seus programas eleitorais se aproveitou desse episódio para tentar dialogar de forma mais efetiva com seu eleitorado.

Diferente de antigamente, hoje os candidatos estão muito mais expostos,  pelas mídias tradicionais (TV, jornais e revistas) e digitais (facebook, twitter, Youtube e afins) que ganharam extrema importância no planejamento das campanhas, alcançando e ajudando a disseminar o conteúdo de suas propostas.

Porém, na contramão dessa “modernidade” de se fazer política, com sites e plataformas digitais criativas e interativas, o velho e cansativo modelo “propaganda eleitoral gratuita e obrigatória”, na TV e Rádio, se arrasta e é sufocantemente empurrado goela abaixo da sociedade brasileira, infelizmente!

É claro que seguindo os preceitos da democracia, o voto, que é um elemento essencial e responde diretamente à liberdade de escolha, só é formulado após a análise de informações e esta, por sua vez, só acontece diante da comunicação que é propagada pelos diversos veículos.

Sendo assim, se a comunicação e o planejamento dos partidos não forem elaborados de forma que atinja a audiência desejada, a mensagem acaba por não ter relevância e pode até ser pior para determinado candidato, causando um efeito contrário ao pretendido. A mesma coisa acontece se a comunicação não atingir o target desejado, mas a mensagem e o diálogo não são corretos. Complexo, né?

Dessa forma, acredito que a política necessita DEMAIS de uma comunicação correta, pautada, direcionada e estudada, a fim de se conseguir o grande prêmio, que é o voto. Porém, não somente a comunicação basta, como descrito acima. Inúmeras outras circunstâncias farão um candidato se eleger, mas que a comunicação tem papel fundamental, principalmente nos dias de hoje, disso não temos dúvida nenhuma.

FELIPE Sandre
Atendimento e Planejamento na LB Comunica,
peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover

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