11.26.2014

A equação do pensamento

Já prestaram atenção como temos a tendência de polarizar as nossas escolhas?

Par ou Ímpar? Deus ou Diabo? Bem ou Mal? Doce ou Salgado? Praia ou Campo? Beatles ou Stones? Com açúcar ou Adoçante? Coiote ou Papa-léguas? Comédia Romântica ou Aventura? On ou Off? Crédito ou Débito? Sean Connery ou Daniel Craig? Jobs ou Gates? Ser ou Não Ser?


Pois bem, o ser humano acaba ficando um pouco limitado e escravizado quando se vê diante de uma situação para selecionar alguma coisa, tem um pensamento binário. Claro que, muitas vezes, existem apenas duas alternativas, mas quase sempre há uma riqueza de opções e dá vontade de ficar com mais de uma.

Todos os dias, ainda que a gente não perceba, dezenas de decisões são tomadas, desde o que escolher para o almoço, até pegar ou não um empréstimo para comprar um carro. Imaginem se a cada decisão tivéssemos que considerar todas as variáveis, consequências, avaliar os pontos positivos e negativos. Certamente seria impossível viver, teríamos que dedicar tanto tempo a isso que chegaríamos a um colapso.

Fazemos nossas escolhas de forma natural, quase que no automático, às vezes sem mesmo nos dar conta do processo. O que nos permite lidar com as decisões cotidianas é que vamos formando juízo sobre as coisas, classificamos e arquivamos em nossas gavetinhas da mente. Assim, torresminho é uma delícia, mas não é saudável. Tarantino é um cara esquisito, mas talentoso.

Nossa programação consiste em classificar produtos, pessoas, marcas, situações e colocá-las em nossas gavetinhas, como a dos chatos, dos amigos divertidos, dos produtos e marcas bacanas, ou bregas, a das coisas que fazem bem e das que não são legais.

Sem isso, entraríamos em estado de dissonância, mas uma vez ou outra é fundamental dar um break e gastar um tempo esvaziando algumas das nossas gavetinhas ou reorganizando os seus conteúdos.
Acho que me empolguei e desviei um pouco do assunto, mas voltando ao começo do texto, as pessoas têm mania de enxergar tudo como se fosse preto ou branco, parâmetros que servem de guia às nossas considerações sobre os fatos da vida real. Mas afinal, o pensamento binário é o responsável por aprendermos que existe uma disciplina para solucionar cada tipo de problema. Para quase todos, ele dá segurança de onde estamos pisando.

ADRIANA Pinheiro
Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica,
curte uma boa caminhada e vive acompanhada de seus sons e notas musicais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...