11.03.2014

Música para meus ouvidos

Quantas vezes já nos deparamos com alguma música que nos faz lembrar de algo bom? Algum momento especial, episódios de superação, comemoração ou qualquer experiência que guardamos em nossa mente?

A música é quase um conector direto dessas sensações. É automático! Quando a melodia desponta em nossos ouvidos, já linkamos com as cenas vividas e, até mesmo, fazemos o resgate da memória olfativa. Louco isso, não?
 

Se a música tem esse poder enorme de mexer com o sentimento das pessoas, por que ainda não foi amplamente explorada pelas marcas? Não digo especificamente os jingles de campanhas publicitárias ou políticas (quem não se lembra do ♪Ei, ei, Eymael♪?), mas sim de branding.

Você já ouviu falar do áudio branding? Também pode ser conhecido como sound branding, audio branding, sonic branding, acoustic branding. Para quem gosta de música + comunicação, dá muito pano pra manga.

Basicamente o áudio branding é a criação de uma identidade sonora para a sua marca. Para isso é feito todo um estudo de público, imagem projetada, percebida, entre tantas outros detalhes. Quem não reconhece de cara o “Tan tã taaan tã” metálico da Intel? Ou o “Booooooim, bom bom bom?”, do Bom Negócio? Cara, você não precisa nem ver o filme, é só ouvir a assinatura sonora que você já sabe de quem é o comercial.

Inclusive, nesse exato momento em que eu estou escrevendo este post, dei o play no filme do Bom Negócio. Foram apenas 3 segundinhos do vídeo rolando e a galera aqui na criação já começou a falar sobre os filmes da marca e imitar o cumpadi Washington, “sabe de naaaada, inocente!”.

Por si só esse exemplo já mostra o quão forte é o poder da música para uma marca. A facilidade do público ao identificar sua assinatura sonora por vezes é mais rápida do que a identificação visual em um filme, trazendo grandes benefícios para sua comunicação como um todo.

Muitas marcas e empresas já estão pensando seriamente no assunto. A medida em que os resultados vão começando a aparecer, a demanda aumenta e, consequentemente, a busca por profissionais capacitados para desenvolver áudio branding também cresce. Então, se você curte sonorização, tem conhecimentos técnicos-musicais, esse pode ser um bom mercado a se explorar e se desenvolver. Que tal?

Dá só uma ouvida / olhada nas identidades sonoras de algumas marcas:






GUILHERME Azevedo
Assistente de Criação da LB Comunica,
violonista de 7 cordas, sambista e palmeirense

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