10.29.2014

O mundo é digital, mas a impressão ainda é física




Hoje o mundo é digital.





Pois é! Acredito que para quase todos dos projetos de comunicação que se iniciam têm sempre algo digital, se não for 100% digital. E isso é culpa de todas essas coisas que fazem parte do mundo da geração Z: smartphones, tablets, internet, mídias sociais, aplicativos que acabaram por contaminar as outras gerações.

Os motivos que levam a essa atitude são inúmeros e realmente consideráveis: baixo custo, segmentação e alcance de público, acessibilidade, variedade de mídias, agilidade no envio de informações entre muitas outras.

Eu acredito também que os meios digitais, se não são as melhores opções, são excelentes para a maioria dos casos, principalmente para pequenas empresas, sem muito budget para comunicação. Mas nada disso substitui a sensação que alguém tem ao ter contato com um projeto físico: a textura do material, a forma, o aroma, o som e até mesmo o sabor. Neste podemos aguçar os cinco sentidos, o que num projeto digital atingimos no máximo a dois.

Imagine você que tem uma empresa da área gastronômica que envia para os clientes um presente que pode ser saboreado. Ou da área da beleza que proporciona ao consumidor sentir a fragrância somente pelo catálogo. Ou ainda se você vende facas e, incrivelmente, envia um livro com páginas que podem melhorar o churrasco. Claro que tudo isso tem um custo mais elevado e talvez não consiga atingir a grande massa, mas são projetos que realmente impressionam.

Abaixo, alguns exemplos do que já foi feito, basta criatividade e um bom investimento.


PAULO Matos Jr
Coordenador de criação na LB Comunica,
rato de academia e baladeiro de plantão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...