10.22.2014

Por que segmentar e quais são os tipos de segmentação?


Na matéria anterior expliquei um pouco sobre o que é a segmentação e, caso você tenha perdido, pode ler aqui.

E como prometido, vou continuar a série de matérias sobre segmentação, mas por que segmentar? Isso pode se explicar de três maneiras bem simples:


• Porque as pessoas preferem comprar aquilo que atende realmente às suas necessidades, ao invés de comprar produtos de qualidade, mas que não atendam àquilo que querem;



• Porque as pessoas gostam de ser abordadas de uma maneira específica que lhes dê a impressão de um real interesse em compreender suas necessidades e desejos;



•Porque as pessoas pagam mais pelos produtos que atendem exatamente às suas necessidades e que foram identificados em meios personalizados de abordagem.

Quanto aos tipos de segmentação, temos:



1-  Segmentação Demográfica : 
Envolve Idade, Sexo, Tamanho e Ciclo Familiar, Renda, Ocupação, Religião, Nacionalidade, Classe Social, Geração, Setor;

2-  Segmentação Psicográfica
: Envolve Estilo de Vida, Personalidade e Status;

3-   Segmentação Comportamental: 
Envolve Benefícios, Condição do Usuário, Taxa de uso, Grau de lealdade, Estado de Aptidão, Atitude relativa ao produto, Gosto pessoal;

4-  Segmentação Geográfica
: Evolve Região, Tamanho do município, Área metropolitana e Clima.

Mas qual tipo de segmentação usar e como escolher? Cabe ao responsável pela área de marketing definir a que deseja seguir, de acordo com o seu perfil de consumidores, e não existe um tipo certo ou errado, cada uma atingirá um determinado objetivo.

RAFAEL Freitas
Estagiário de atendimento e planejamento da LB Comunica, estudante de Marketing,
antenado em tudo o que rola de novo no mundo da música e apaixonado por séries

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