Na matéria anterior expliquei um pouco sobre o que é a segmentação e, caso você tenha perdido, pode ler aqui.
E como prometido, vou continuar a série de matérias sobre segmentação, mas por que segmentar? Isso pode se explicar de três maneiras bem simples:
• Porque as pessoas preferem comprar aquilo que atende realmente às suas necessidades, ao invés de comprar produtos de qualidade, mas que não atendam àquilo que querem;
• Porque as pessoas gostam de ser abordadas de uma maneira específica que lhes dê a impressão de um real interesse em compreender suas necessidades e desejos;
•Porque as pessoas pagam mais pelos produtos que atendem exatamente às suas necessidades e que foram identificados em meios personalizados de abordagem.
Quanto aos tipos de segmentação, temos:
1- Segmentação Demográfica : Envolve Idade, Sexo, Tamanho e Ciclo Familiar, Renda, Ocupação, Religião, Nacionalidade, Classe Social, Geração, Setor;
2- Segmentação Psicográfica : Envolve Estilo de Vida, Personalidade e Status;
3- Segmentação Comportamental: Envolve Benefícios, Condição do Usuário, Taxa de uso, Grau de lealdade, Estado de Aptidão, Atitude relativa ao produto, Gosto pessoal;
4- Segmentação Geográfica : Evolve Região, Tamanho do município, Área metropolitana e Clima.
Mas qual tipo de segmentação usar e como escolher? Cabe ao responsável pela área de marketing definir a que deseja seguir, de acordo com o seu perfil de consumidores, e não existe um tipo certo ou errado, cada uma atingirá um determinado objetivo.
RAFAEL Freitas Estagiário de atendimento e planejamento da LB Comunica, estudante de Marketing, antenado em tudo o que rola de novo no mundo da música e apaixonado por séries |