Estudos de marketing apontam que a motivação momentânea dos consumidores na hora da compra é constante e, normalmente, está relacionada à idade, aos valores, ao estilo de vida, à família, ao sentimento, pensamento, grupos, tecnologia... resumindo: à situação em que a pessoa está vivendo.
É por conta desses fatores que as empresas são levadas a pesquisar de uma maneira detalhada como, onde e porque os consumidores compram. Hoje, podemos dizer que a tecnologia é um fator que vem moldando um novo perfil de comprador. Antes era simples compreender a necessidade dele, pois estava sempre próximo ao local de compra, seu desejo era mais visível e fácil de ser captado, porém, com as redes sociais ele nem precisa sair de casa para pesquisar, selecionar e escolher o que melhor se encaixa no seu gosto no momento da compra. Com apenas alguns minutinhos e sem sair de casa, ele pode fazer tudo isso.
As empresas estão percebendo que, cada vez mais, precisam ENTENDER para ATENDER, principalmente com esse novo perfil de cliente que conhece, exige, está antenado às novidades e sempre quer ser surpreendido positivamente.
A companhia que deseja conquistar e manter esse consumidor fiel e ativo precisa estar atenta às inovações, estabelecendo ações para se relacionar diariamente com essa importante fatia do mercado.
SUZANE Almeida Recepcionista da LB Comunica, estudante de comunicação, aspirante a blogueira de moda e personal stylist |