Você, certamente, já ouviu falar ou presenciou uma ação de marketing viral, correto? Porém, sabe como isso funciona e com qual objetivo? O que, de fato, as empresas/clientes desejam a não ser uma campanha tradicional em TV, revista e jornal? Bom, uma das explicações seria o boom das redes sociais, seu poder de compartilhamento e disseminação das campanhas para as empresas contratantes.
Mas, antes de entrarmos nesse assunto e entendermos na prática essa forma de se fazer marketing, vale um pouco de teoria para nos embasarmos mais e explicar de forma mais conceitual: o grande diferencial é que não existe uma fórmula para que ela seja realizada com 100% de sucesso e satisfação.
Mas, antes de entrarmos nesse assunto e entendermos na prática essa forma de se fazer marketing, vale um pouco de teoria para nos embasarmos mais e explicar de forma mais conceitual: o grande diferencial é que não existe uma fórmula para que ela seja realizada com 100% de sucesso e satisfação.
Não se pode produzir um material viral e esperar que ele pipoque pelo mundo afora, num instalar de dedos. Não há um modelo certeiro que garante o sucesso de uma campanha de marketing desse tipo. Em contrapartida, sabemos que precisa haver uma clara e objetiva intenção de se programar uma ação viral, com um planejamento bacana.
Uma estrutura que pode ser seguida e possibilita o aumento das chances de se chegar a um projeto interessante seria:
· A peça viral: um texto, um widget, um vídeo...
· A rede de distribuição: rede social ou o meio por onde a peça viral será transmitida;
· A semeadura: programação da peça viral nos pontos-chaves da rede;
· Usuário alpha: primeiras pessoas que terão acesso à mensagem;
· Complementos: avatares, papeis de parede, música e outros elementos.
Alguns exemplos práticos são conhecidos e seguem boa parte dessa espinha dorsal. Nesta semana, um assunto vem despertando minha curiosidade: o dos gaúchos peladões correndo em Porto Alegre.
Uma estrutura que pode ser seguida e possibilita o aumento das chances de se chegar a um projeto interessante seria:
· A peça viral: um texto, um widget, um vídeo...
· A rede de distribuição: rede social ou o meio por onde a peça viral será transmitida;
· A semeadura: programação da peça viral nos pontos-chaves da rede;
· Usuário alpha: primeiras pessoas que terão acesso à mensagem;
· Complementos: avatares, papeis de parede, música e outros elementos.
Alguns exemplos práticos são conhecidos e seguem boa parte dessa espinha dorsal. Nesta semana, um assunto vem despertando minha curiosidade: o dos gaúchos peladões correndo em Porto Alegre.
Seria essa uma ação viral? Talvez uma nova tendência de se exercitar? Ou simplesmente uma mera coincidência? Não sabemos ao certo, mas esse assunto já está dando o que falar, empresas e pessoas estão se aproveitando do tema.
Alguns internautas garantem que isso é uma ação de uma praia de nudismo. Outros preferem se abster e rechaçam qualquer atitude parecida com o que está acontecendo.
Muitos aproveitam o burburinho e lançam novidades, como o jogo disponível no Google Play, que usa interface simples com uma personagem loira que foge de um guarda, passando por vários obstáculos pelas ruas. (cada uma, né???)
Certamente, neste exato momento, devem estar surgindo diversas outras interações com esse assunto e “bombando” nas redes sociais. Bastante gente está criticando essas pessoas que estão correndo nuas, em lugares públicos, sem nenhum pudor. Mas, realmente, quando esse tipo de ação consegue atingir o propósito, conquista o público e ultrapassa todas as expectativas.
Alguns internautas garantem que isso é uma ação de uma praia de nudismo. Outros preferem se abster e rechaçam qualquer atitude parecida com o que está acontecendo.
Muitos aproveitam o burburinho e lançam novidades, como o jogo disponível no Google Play, que usa interface simples com uma personagem loira que foge de um guarda, passando por vários obstáculos pelas ruas. (cada uma, né???)
Certamente, neste exato momento, devem estar surgindo diversas outras interações com esse assunto e “bombando” nas redes sociais. Bastante gente está criticando essas pessoas que estão correndo nuas, em lugares públicos, sem nenhum pudor. Mas, realmente, quando esse tipo de ação consegue atingir o propósito, conquista o público e ultrapassa todas as expectativas.
FELIPE Sandre Atendimento e Planejamento na LB Comunica, peladeiro de fim de semana e aspirante à Katinguelê cover |