12.01.2015

A publicidade e a representação de minorias


A representatividade de públicos considerados fora do meio mainstream (conceito que expressa uma tendência ou moda principal) na mídia atual é superficial e caricata. Muitas vezes estereótipos criados pelo senso comum são utilizados para dar vida a personagens que, nem sempre, refletem a realidade.

A evolução da comunicação de marcas e campanhas, quanto a definições de papéis sociais, tem melhorado e mostrado uma nova maneira de enxergar situações cotidianas, como a primeira inserção de um menino no comercial da famosa boneca Barbie contribuindo para desconstrução da denominação de brincadeira “adequada” segundo o gênero da criança;



ou ainda a campanha que lançou a hashtag #doitlikeagirl, da marca de absorventes Always que trouxe à tona o que significa a frase “faça como uma garota”, enaltecendo a força da mulher e sua singularidade perante a uma sociedade que utiliza o termo de forma pejorativa.


Apesar das mudanças no campo da comunicação serem benéficas para públicos que não possuem autêntica representação do meio midiático, é difícil desmembrar-se de uma construção social que prevalece no mindset (inércia mental) da maioria de uma população.

Porém, assim como toda grande transformação, adaptações levam tempo para firmar-se entre a massa. O caminho para igualdade, respeito e visibilidade ainda é longo, e, no caso da propaganda, há o objetivo principal de viés comercial junto à marca.


Todavia, essa ainda detém responsabilidade social pelo impacto de sua mensagem, então por que não aproveitar o espaço para promover tais conceitos?

Seguem abaixo alguns exemplos de marcas que inovaram em suas campanhas, promovendo o destaque para igualdade representativa e mudança de paradigmas:

1- Boticário Dia dos Namorados e diversidade sexual:



2- Dove – Retrato da Real Beleza:



3 - Campanhas United Colors of Benetton:  Clique aqui para visualizar o link.

Às vezes, a melhor peça publicitária não é aquela que proporciona a venda imediata, mas sim a que faz seu consumidor e prospect refletir sobre determinado assunto, trazendo questionamento e revisão de conceitos pela sua mensagem.

E você? O que pensa sobre isso?

Até a próxima!

MARIANA Peres
Estagiária de Atendimento na LB Comunica
pilhadinha, santista e viciada em super-heróis

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