No
dia 25 de maio de 1977, entrou em cartaz nos cinemas americanos uma das maiores
franquias de todos os tempos, o filme passou em 32 salas, nos Estados Unidos, e
a estreia foi estrondosa.
Star
Wars é um triunfo inquestionável. A franquia é sucesso também em videogames,
livros, quadrinhos, séries de animação, entre outras mídias, tornando seu
criador, George Lucas, um dos homens mais poderosos da indústria do
entretenimento.
A
franquia bilionária é mais que uma visão criativa de uma história rica, cativante,
cheia de personagens e seres fascinantes, é algo revolucionário na
comercialização da obra.
George
Lucas teve seu trabalho rejeitado em muitos lugares, mas, quando acertou com
Fox, propôs que toda a bilheteria ficaria com a produtora e ele com todos os
itens licenciados relacionados à marca: para alguns, loucura, para outros, um
cara visionário.
Mesmo
acreditando em sua obra, George Lucas foi muito inteligente na divulgação do
filme, conseguindo, pela sua empresa LucasFilm, convencer a editora Del Rey a
lançar uma novelização
oficial da fita, quase seis meses antes de seu lançamento. O livro vendeu 500
mil cópias, que criaram grande expectativa entre os compradores do filme. Desde
aquela época, George Lucas já se preocupava em engajar o seu público, uma
técnica muito presente hoje em dia, mas que já era utilizada por ele, nas
décadas de 70 e 80.
Star
Wars está em diversos produtos e tudo que tem seu nome gera dinheiro. Com mais
um episódio, inúmeras empresas de todos os segmentos têm usado alguns elementos
de Star Wars para divulgar seus objetos e serviços.
A
nova saga, "Star Wars: o despertar da força", com estreia marcada para o dia 17 de dezembro de 2015, gera alvoroço
desde o seu anúncio e prova o quanto Star Wars ainda é jovem. Fãs antigos
deliram, novos se apaixonam - o trailer oficial já tem 128 milhões de views no
Youtube, a trilogia, antes de seu lançamento, já lucra com seus produtos
oficiais, mesmo sendo a nova história ainda um mistério.
Essa tática que a
LucasFilm está adotando para a divulgação é mais uma ideia fantástica por trás
do filme: mostrar pouca coisa antes, fazendo os fãs passarem horas discutindo
teorias na internet, enquanto a expectativa aumenta.
Esse
marco da história cinematográfica atravessa gerações, instituindo uma nova
cultura, que tem um dia próprio, comemorado no mundo todo: 4 de maio (em inglês "may the fourth", em
referência à expressão dos jedis "may the force be with you") e com toda certeza dominou
o universo:
Vida
longa a Star Wars!
THIAGO Jardim
Assistente de criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games |