12.08.2015

Star Wars – o marketing de engajamento que dominou todos os universos


No dia 25 de maio de 1977, entrou em cartaz nos cinemas americanos uma das maiores franquias de todos os tempos, o filme passou em 32 salas, nos Estados Unidos, e a estreia foi estrondosa.

Star Wars é um triunfo inquestionável. A franquia é sucesso também em videogames, livros, quadrinhos, séries de animação, entre outras mídias, tornando seu criador, George Lucas, um dos homens mais poderosos da indústria do entretenimento.

A franquia bilionária é mais que uma visão criativa de uma história rica, cativante, cheia de personagens e seres fascinantes, é algo revolucionário na comercialização da obra.

George Lucas teve seu trabalho rejeitado em muitos lugares, mas, quando acertou com Fox, propôs que toda a bilheteria ficaria com a produtora e ele com todos os itens licenciados relacionados à marca: para alguns, loucura, para outros, um cara visionário.


Mesmo acreditando em sua obra, George Lucas foi muito inteligente na divulgação do filme, conseguindo, pela sua empresa LucasFilm, convencer a editora Del Rey a lançar uma novelização oficial da fita, quase seis meses antes de seu lançamento. O livro vendeu 500 mil cópias, que criaram grande expectativa entre os compradores do filme. Desde aquela época, George Lucas já se preocupava em engajar o seu público, uma técnica muito presente hoje em dia, mas que já era utilizada por ele, nas décadas de 70 e 80.

Star Wars está em diversos produtos e tudo que tem seu nome gera dinheiro. Com mais um episódio, inúmeras empresas de todos os segmentos têm usado alguns elementos de Star Wars para divulgar seus objetos e serviços.

A nova saga, "Star Wars: o despertar da força", com estreia marcada para o dia 17 de dezembro de 2015, gera alvoroço desde o seu anúncio e prova o quanto Star Wars ainda é jovem. Fãs antigos deliram, novos se apaixonam - o trailer oficial já tem 128 milhões de views no Youtube, a trilogia, antes de seu lançamento, já lucra com seus produtos oficiais, mesmo sendo a nova história ainda um mistério. 

Essa tática que a LucasFilm está adotando para a divulgação é mais uma ideia fantástica por trás do filme: mostrar pouca coisa antes, fazendo os fãs passarem horas discutindo teorias na internet, enquanto a expectativa aumenta.

Esse marco da história cinematográfica atravessa gerações, instituindo uma nova cultura, que tem um dia próprio, comemorado no mundo todo: 4 de maio (em inglês "may the fourth", em referência à expressão dos jedis "may the force be with you") e com toda certeza dominou o universo:

Vida longa a Star Wars!



THIAGO Jardim
Assistente de criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...