12.03.2015

Um bom networking vale muito


É festa, é almoço de aniversário, é Happy Hour, é o momento de fazer exercícios na academia... não importa a ocasião, fazer contatos, além de ser bom pelo simples fato de trocar experiências, pode render bons negócios.

A prática do networking acompanha a evolução do mundo desde seus primórdios, mas muitas pessoas ainda não entenderam o poder dela.

O best-seller ‘Pai Rico, Pai Pobre’, de Robert Kiyosaki, aborda oportunidades para se enfrentar um mundo que dá mais ênfase às despesas do que à poupança e uma das citações que me chamou bastante atenção foi "As pessoas mais ricas do mundo constroem redes, e todas as outras procuram emprego".


Profundo isso, né? Eu enxergo assim: se você tem bons contatos, vão surgir ideias, coisas pensadas em conjunto, as bagagens unidas podem virar uma empresa, um leque de opções é aberto. Já o que procura emprego acaba “se limitando” a seguir uma lista de tarefas (pensando de forma mais simplificada).

Bom, convido vocês para se questionarem na hora do netwotking: o que eu tenho ou faço muito bem e posso oferecer para meus contatos? Algumas possíveis respostas seriam: sua energia (trabalho), seus conhecimentos, suas ideias, seu tempo, seu dinheiro (investidor), sua credibilidade,  seu sucesso, sua atenção.

O segundo passo é entender quais das suas habilidades, competências e recursos podem ser interessantes para cada uma das pessoas da sua network, no momento em que precisar pedir algo a elas.

Estamos em pleno século 21; em um mundo globalizado sem a existência de barreiras geográficas; com a internet ao nosso dispor, mídias sociais. Enfim, tirar maior proveito disso tudo é a glória!


Alguns exemplos de chamar a atenção de seus contatos de forma positiva:

· Compartilhar aquela matéria que você leu e achou o conteúdo interessante;
· Ao ver um anúncio de vaga, indicar profissionais que você sabe que têm perfil para a posição ou que podem conhecer pessoas com esse perfil;
· Publicar o slide da sua última palestra;
· Escrever recomendações para pessoas que você conhece;
· Escrever artigos;
· Participar de discussões em grupos;
· Publicar a indicação de um bom fornecedor;
· Responder a todas as mensagens que recebe, colocando-se sempre à disposição.

E lembre-se sempre: não há nada de errado em pedir algo para sua network. Nem sempre haverá necessidade de oferecer algo em troca, bastará a pessoa saber que poderá contar com você quando precisar.


ADRIANA Pinheiro
Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica,
curte uma boa caminhada e vive acompanhada de seus sons e notas musicais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...