Se eu estivesse concorrendo à minha vaga hoje aqui na LB, o relato da minha experiência seria mais ou menos assim:
Resolvi fazer jornalismo, mas sempre tive dúvida entre essa faculdade e a de publicidade. Acabei escolhendo a primeira opção, mas a minha estreia no mercado de trabalho foi em agência de propagada, no departamento de comunicação! Naquela época (2003) era tudo muito diferente, não existiam redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram... as informações eram compartilhadas por e-mail, FAX, MSN, boca a boca... e minhas funções eram: alimentar intranet e site da agência, redigir textos para newsletter e atualizar mailing de prospects, ficava ligando para empresas como Ambev, Nike, Unilever e perguntando se fulano ainda era diretor de marketing, beltrano presidente e afins.
Lá, eu tive meu primeiro contato com assessoria de imprensa! Escrevia notas de contratações, releases sobre premiações do glamoroso mundo da propaganda, campanhas novas e circulava muito pelos departamentos da agência caçando assuntos a serem divulgados. Também era responsável pela produção de eventos como lançamento de livros, reuniões corporativas, workshops e almoços de integração.
Depois trabalhei em outras agências de publicidade onde tive funções variadas: atendimento, produção gráfica, mídia, criação... e dei essa introdução toda para contar que um belo dia fui parar em agência apenas de assessoria de imprensa. Foi então que descobri o que era estratégia de divulgação para segmentos como arquitetura, moda, gastronomia, educação e percebi que um dos principais lances desse tipo de trabalho é ter bons contatos!! Ah, mas você tem que ser um ÓTIMO vendedor do assunto que está sendo trabalhado, estudar, entender o seu cliente.
O principal objetivo desse tipo de trabalho multifacetado é fortalecer ou construir a imagem de uma marca, produto, empresa ou pessoa, por meio de jornais, revistas, canais de televisão, rádio e redes sociais (sendo que as mídias são espontâneas). Nesse cenário, bom relacionamento com os jornalistas é fundamental e tornar-se uma fonte confiável para eles, principalmente em tempos de crise nas redações, que estão cada vez mais enxutas, é extraordinário. Nosso lema é trabalhar para que as notícias dos clientes tragam mais visibilidade junto aos seus públicos-alvo.
Já que a mídia não é paga, ou seja, o espaço não está garantido, nossa função é apresentar assuntos atraentes para os públicos dos veículos em que estamos apostando. Precisamos conhecer cada seção desses lugarzinhos preciosos que vão alavancar a vida dos nossos assessorados.
A rotina é basicamente apresentar empresas, seus serviços e porta-vozes, de uma forma que chame a atenção dos jornalistas pelos seus diferenciais. Somos um elo entre o cliente e o jornalista. Transmitimos as informações que possam ser de interesse para aqueles espaços e queremos que os jornalistas automaticamente procurem as assessorias para as pautas que já estejam fazendo.
Pretendemos abocanhar os meios de comunicação com as melhores publicações, fugir do basicão, usar novos conceitos e ferramentas, surpreender, entendendo as necessidades de quem atendemos e usando sempre a criatividade, no meio jurídico, imobiliário, em lifestyle, turismo, cultura, onde for.
Tudo isso com versatilidade, sem achar que a receita já está pronta.
ADRIANA Pinheiro Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica, curte uma boa caminhada e vive acompanhada de seus sons e notas musicais |