8.30.2016

Pokémon Go é o novo WhattsApp do trânsito


Está difícil dirigir um automóvel em São Paulo. Sempre foi, mas agora está pior. Apesar do expressivo aumento dos radares na cidade e a alegação de que houve diminuição de carros devido à crise econômica, aparentemente os que ficaram estão sem foco. E isso tem causado uma série de pancadinhas e pancadonas pelas ruas.

É impressionante o número de motoristas que usa o WhatsApp em movimento e agora, há cerca de um mês, pratica o esporte do momento, o Pokémon Go, usando seu smartphone para caçar os chamados “pokémons” e batalhar contra outros jogadores. Nada contra o jogo, mas tudo contra jogar enquanto se está atrás do volante.

Assim, com esses tipos de distração, passar com o sinal vermelho virou a coisa mais comum do mundo, bem como “encostar” no carro alheio em plena luz do dia, até quando se trafega em velocidade baixa. Ao sujeito que causa a colisão só resta descer, pedir desculpas e apresentar seu cartão do seguro, na melhor das hipóteses.

A partir daí, haja aborrecimento e tempo perdido para levar o carro avariado para a vistoria, aguardar a liberação do seguro, depois deixá-lo por dias no conserto. Ou pior, ter uma enorme dor de cabeça para fazer o culpado pagar quando ele não tem seguro ou até ter de tirar dinheiro do próprio bolso.

Saindo dessa situação pontual e migrando para o nosso cotidiano, a falta de foco nos prejudica muito mais do que imaginamos. E em todos os ambientes, em casa, no trabalho, na escola. Quem consegue começar a fazer alguma coisa e ir até o final, sem parar no meio para ler alguma outra coisa, checar as redes sociais e mensagens no celular, entrar em outra página da internet, atender o telefone? Imagine quanto tempo perdido, sem falar na energia gasta para recomeçar a atividade, às vezes do zero?

Essa gestão do tempo é objeto de várias obras que trazem dicas úteis para nosso dia-a-dia. Entre elas, gosto muito das listas de prioridades (“ticar” cada atividade realizada dá uma satisfação enorme), da organização de livros, arquivos e cadernos e das pausas, imprescindíveis para o descanso do corpo e da mente. 

Resolução de ano novo: ter mais foco para fazer sobrar mais tempo (nosso mais precioso bem) para outras coisas!

ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...