Pronto! Basta aparecer uma mensagem qualquer de vaga de
emprego que já saímos enviando currículos desesperadamente. Muitas vezes
sem olhar a descrição total da vaga, procuramos apenas as informações
principais para NÓS – salário, benefícios e e-mail - para enviar o CV. Nessas
horas, cometemos erros!
Vou citar alguns, mas como dicas para não fazermos.... Sim!!
Nós sim, porque EUZINHA (do RH) já pratiquei vários deles e, quando comecei a
trabalhar com seleção de pessoas, aprendi, e não os repetirei no futuro. Acho
importante compartilhar esse aprendizado.... É mais um #FicaADica.
Quando souber de alguma vaga ofertada em sites, redes
sociais ou qualquer meio de comunicação, pare e leia com atenção, mas MUITA
atenção mesmo. Só envie o seu interesse por ela se realmente se encaixar ao
perfil proposto. Sei que a taxa de desemprego está alta (ultrapassou os 11%),
os estudantes têm muita ansiedade para colocar em prática o que
estão aprendendo na faculdade, mas por favor: abracem esses conselhos! Vou
explicar o porquê.
Abrimos vaga para Assessor de Imprensa e recebi currículos
para a Criação, provavelmente porque viram que a oportunidade era dentro de
agência de propaganda e quiseram pegar carona. Vamos refletir! Quantas curtidas
há nos posts de vagas nos grupos do Facebook e no Linkedin? Quantos
comentários? Dos seus amigos, quantos estão em busca de emprego?
É um número muito alto e não conheço uma empresa que
divulgue as vagas em um único canal. Nós divulgamos em muitos espaços, recebia
por dia mais de 100 currículos, fora as candidaturas em sites de recrutamento
quando anunciamos a vaga em questão.
A prioridade do recrutador é analisar quem se encaixa ao que
é necessário para preencher determinada função. Se o seu interesse é encaminhar
currículo para que a empresa guarde em seu banco de dados e não para uma vaga
específica, deixe para fazer isso algumas semanas após a divulgação da vaga
para o departamento X. Seu currículo, com certeza, será analisado para futuras
oportunidades em áreas Y, Z.... e deixe o seu resumo profissional o mais
sucinto possível.
Na área de marketing há muitos freelas, mas tente, por
exemplo, deixar todos em um tópico só para não ficar muito extenso. Não oculte
informações importantes, mas escreva os que achar superinteressantes e na
entrevista você pode detalhar tranquilamente cada um.
Atente-se à quantidade de páginas do seu CV, para que ele
fique o mais clean possível. Menos é mais. Envie a algum amigo e peça
uma opinião ou você mesmo faça a análise “se eu recebesse esse documento
conseguiria entendê-lo perfeitamente? ”
A ordem cronológica existe para ser seguida...rsrs, e nesse
caso é muito importante. Revisem suas informações, principalmente dados
pessoais, e informe também endereço, contatos, data de nascimento. Já recebi
currículos sem endereço ou com telefone incorreto, podem acreditar! Ah, e caso
você tenha sua pretensão salarial definida é legal informar, isso seria mais um
plus.
Se quiser enviar um e-mail para saber mais informações da
vaga, já envie seu currículo nesse mesmo também. Antes de apertar send,
cheque se essa informação não consta no anúncio da vaga.
Não mande seu currículo 4 ou 5 vezes para o selecionador, a
não ser que você receba um e-mail de erro, mas nesse caso você entra em contato
com a empresa e confere o e-mail. Se você não recebeu mensagem de erro, não
encaminhe novamente! Como disse ali em cima, quando abrimos vaga, recebemos
muitos CVs por dia. O fato de você enviá-lo inúmeras vezes não garantirá que o
selecionador te chamará, apenas irá ajudar a lotar a caixa de entrada dele...
rsrs.
E pessoal, por fim, peço desculpas a todos. Sei que desejam
ter retorno se foram pré-selecionados ou não, mas, infelizmente, não dá para
responder um por um. Porque, além de selecionar os currículos, ligamos para
saber algumas informações, agendamos e fazemos entrevistas, ainda tem as nossas
atividades do dia-a-dia. Juro que eu gostaria de responder a todos.
LIVIA
Medeiros Administrativo/Financeiro Formada em Gestão em Recursos Humanos e Gestão Financeira, só podia ter uma mania dessas: somar números das placas de carros. |