Que hoje as mídias sociais são aliadas de qualquer empresa não é novidade para ninguém. Mas quem está por
trás das plataformas mais vistas e comentadas
dos últimos tempos? Como será o seu
cotidiano? Já pararam para refletir?
Esse profissional “dos
bastidores” é o Social Media, uma tendência no mercado de trabalho e das
agências. Seu perfil é estar antenado em tudo que está rolando no mundo e na
internet, ser curioso e ter humor. Possuir uma boa escrita
também faz parte. A maioria desses profissionais é de cursos de
Publicidade e Propaganda, Marketing Digital, Relações Públicas e Jornalismo.
Apesar de a rotina de
trabalho ser descontraída, lidar com diversas plataformas sociais não é nada
fácil. Além
de divulgar conteúdos pertinentes ao que os clientes desejam (e pagam por
isso), esse sujeito mantém um relacionamento
com os internautas. O Social Media precisa acompanhar e avaliar todo o
desempenho de cada mídia social,
frequentemente. Sendo assim responsável por criar e traçar estratégias de
crescimento e novas ideias para as plataformas estarem sempre andando juntas às novas tendências. Como aumentar os seguidores e
melhorar seus conteúdos também são exemplos
dos objetivos da área.
Além de estar à
disposição dos consumidores que queiram
tirar dúvidas, fazer reclamações de produtos e/ou serviços, esse profissional também precisa ter um conhecimento
e “feeling” a respeito do que as pessoas têm interesse em ler, comentar e
compartilhar. Até existem trâmites sobre
quais dias da semana e horários de postagens
causam maior alcance, acreditam? Nada é
meramente ocasional...
Ter um profissional de Social
Media bem-humorado e criativo é um grande
diferencial para empresas que buscam posicionamento e lembranças perante seus
consumidores. Veja alguns exemplos humorados de
como ele pode agregar (e muito) o
relacionamento e o engajamento dos usuários:
O grande efeito que a empresa demonstra quando o
profissional de Social Media surpreende é a valorização. Você acredita que o
seu perfil atende às necessidades comentadas
acima? Por que não se aprofundar e conhecer novos caminhos para, quem sabe, adquirir uma nova profissão?