1.26.2017

O resumo do resumo















Exercer a arte da escrita é uma necessidade: acompanhando a evolução dos tempos e da tecnologia, hoje lemos milhares de mensagens, posts, sites, além de jornais, livros e revistas digitais, sem falar nos meios impressos.

Mas a oferta de informação, especialmente na internet, é tão extensa que, em geral, acabamos privilegiando a quantidade de assuntos sobre a profundidade em cada um. Assim, temos um panorama possivelmente mais amplo do que acontece no Brasil e no mundo, embora mais superficial do que tínhamos em outros tempos.

Diante desse cenário, surge a necessidade de reduzir o tamanho dos textos, de exprimir ideias em poucas linhas, de cortar parte do contexto em que gostaríamos de inserir nossa história. Muitas vezes, a limitação de caracteres vem do próprio espaço onde você quer ver suas palavras publicadas. Precisamos economizar nos adjetivos, nos floreios, e ir direto ao assunto, como se estivéssemos falando rápido para que nosso interlocutor não fugisse antes da conclusão.

Dessa forma, para conseguirmos pegar nosso leitor pela mão, precisamos pensar em como o que escrevemos pode ser interessante e útil para ele. O texto hoje deve conter informações valiosas e, em alguns casos, atiçar sua curiosidade para a busca de conteúdo mais aprofundado, se o tema for de seu interesse.

Ao escrever, não podemos ter pena daquela parte do texto que não poderemos usar – talvez não dessa vez, não para determinado uso. Redigir e depois cortar o texto até ficar bem enxuto é um exercício, algo que exige prática, o fazer e refazer. Algumas dicas que podem ajudar:

- Ler algumas vezes com o objetivo de, a cada vez, cortar mais algumas palavras;
- Ler em voz alta – ao ouvir o que você escreveu, é possível eliminar a maior parte de palavras sobressalentes e, ainda, os erros de concordância;
- Adicionar links para outros textos ou referências para quem quer saber mais;
- Pedir para outra pessoa ler – sempre – e ajudar nessa tarefa;
- Escolher bem as palavras – uma possibilidade é buscar sinônimos que possam traduzir a mensagem que você quer passar, mas de forma mais simples e direta.


Que possamos todos escrever sempre e cada vez melhor!

ADRIANA Gordon
Coordenadora de redação da LB Comunica,
advogada e mãe em tempo integral


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...