8.23.2017

A inveja do bem!



Quando se trabalha com assessoria de imprensa, é comum ter que lidar com vários tipos de pessoas. Ou comumente falado no nosso dialeto, os porta-vozes.

Tem aquele que é mais prestativo e que sempre está querendo aparecer, enviando sugestões de temas para tentar virar pauta na imprensa, e tem o que é mais contido e que demanda uma conversa aprofundada para estabelecer um nível de confiança capaz de convencê-lo de que a aparição nos meios de comunicação não é só importante para o cliente (empresa), mas para ele mesmo.

Sendo assim, na segunda situação gosto bastante de usar a tática da “inveja do bem”.

É público e notório que quando um porta-voz específico começa a aparecer mais do que os outros e com bastantes resultados, este causa certa inquietação nos que não aparecem ou ficam algum tempo sem reivindicar a atenção do assessor de imprensa.

(Nota do autor: Principalmente quando se tem um canal de comunicação direto entre todos os porta-vozes, como grupos de e-mail e Whatsapp ou mesmo até as próprias redes sociais do cliente, que dão a exata dimensão de quem participa e não participa das ações de imprensa.)

São nesses casos de porta-vozes mais introvertidos que fazem com que o profissional de comunicação tenda a ficar mais atento para se fazer presente com o intuito de cativá-lo pela “inveja do bem”, ou seja, para que ele pense e reflita que também pode ser trabalhado para atender aos jornalistas sobre sua expertise ou área de atuação.

Se bem realizada, a “inveja do bem” poderá virar um motor propulsor de pautas, abastecendo a nossa caixa de e-mails com temas e mais temas a serem trabalhados ou desenvolvidos para ações de relacionamento com jornalistas futuras.

Lembre-se: em um cliente com mais de um porta-voz é essencial que a balança esteja sempre em perfeito equilíbrio. Se ela, por um acaso, pender para um lado, reflita como está sendo a sua abordagem. Cada fonte tem sua peculiaridade e se mais cedo o assessor entendê-la, mais fácil será o relacionamento com elas no decorrer da parceria de trabalho.

MARCOS Vargas
Assessor de imprensa na LB Comunica
rockeiro e palmeirense, fã de livros biográficos e sobre política

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...